Loading

Valores cristãos

Por falar em valores cristãos e como este fim-de-semana foi a festa (tardia) de S. Bartolomeu na minha terra, recordei: A Noite de S. Bartolomeu.

Introito: Paulo II obtivera o barrete cardinalício entregando Julia Farnese ao monstro Alexandre VI; eleito Papa, envenenou a mãe para se apoderar da sua possessão e, juntando um duplo incesto a um segundo parricídio, mandou matar uma das suas irmãs, com ciúmes dos amantes; envenenou Bosesforce, marido de Constância, sua filha, que ele tinha já corrompido. Em seguida aumenta a perseguição contra os desgraçados dos Luteranos. Seus sobrinhos tornam-se os executores da sua crueldade e ousam gabar-se publicamente, terem feito correr rios de sangue onde cavalos podiam nadar. Durante essas carnificinas o Papa entrega-se às suas monstruosas voluptuosidades com Constância, sua própria filha.

Júlio III juntando à crueldade a depravação, elege ao cardinalato um mancebo encarregado na sua casa do duplo emprego, guardar um macaco e prestar-se aos vergonhosos prazeres do Papa.

Paulo IV excita o furor do Rei de França contra os protestantes, forma com este uma aliança abominável pela destruição e devasta a Europa inteira. À sua morte, o povo cansado da violência insuportável dos Bispos de Roma e arruinado pela avidez insaciável dos padres, começa a despertar do sono letárgico em que estava sepultado, emancipa-se daquele jugo infernal e atroz, arromba os cárceres da Inquisição, larga fogo às prisões, derruba a estátua do Papa, quebra-lhe a cabeça e a mão direita, arrasta-a durante três dias pelas ruas de Roma.

Pio IV resolve despertar o fanatismo de Carlos IX e Filipe de Espanha, reúne-os em Bayonna para os convencer a exterminar os calvinistas.

Os princípios do pontificado de Gregório XIII foram assinalados pelo mais horrível de todos os crimes, o massacre de S. Bartolomeu, conspiração abominável levada a cabo por sugestão de Pio IV.

Intermezzo: À meia-noite, véspera de S. Bartolomeu, o relógio do palácio dá o sinal. Saint-Germain L`Auxerrois toca a rebate, e, ao som lúgubre dos sinos, os cristãos invadem as casas dos protestantes, degolando no seu leito as crianças e os velhos; apoderam-se das mulheres e depois de as haver ultrajado abrem-lhes as entranhas, tiram delas as suas crianças meio formadas, arrancam-lhes o coração e com uma ferocidade sem dó de que só a fé é capaz, rasgam-nas com os dentes e devoram-nas. Coisa quase inacreditável, tão horrível é a acção. Os homens pereciam pelo ferro e pelo fogo, as mulheres eram violadas antes de serem enforcadas, afogadas ou massacradas e os cadáveres manchados ainda pela luxúria daqueles algozes fanáticos. Os padres e os frades eram os próprios a degolarem aquelas vítimas inocentes; obedecendo às ordens do Pontífice de Roma.

Todavia, esses atentados como que se apagam diante da devoção que os crentes da minha terra dedicam a S. Bartolomeu! Ouve-se o sino tocar, o sino fatal! Mas não se ouvem os algozes esfaimados de sangue, fartos de fé, precipitarem-se sobre os inocentes, arrancando-os das suas camas, das suas casas, atirando-os pelas janelas sobre as lanças dos soldados, mutilando vergonhosamente aqueles corpos ensanguentados, a arrastarem os cadáveres das mulheres pelas ruas, e a esmagarem as crianças contra a calçada depois de arrancados dos berços. O massacre durou três dias em Paris e dois meses em toda a França. Historiadores apontam para quase cem mil protestantes assassinados nos estados cristãos! Depois daqueles dias sanguinários, os autores do macabro dirigem-se a Montfaucon para contemplar aqueles corpos completamente nus e horrivelmente mutilados, que ainda lutavam contra a agonia da morte.

Finale:  O ódio da Fé foi tão grande que o papa Gregório XIII fez cantar um Te Deum à Santa Maria e dirigiu uma cerimónia de Acção de Graças a São Luís, santo francês, em Roma, nos dias 5 e 8 de Setembro de 1572, para agradecer a Deus por ter permitido o massacre da Saint-Barthélemy. Numa bula do dia 11 de Setembro do mesmo ano ordenou um jubileu para obter a mesma graça da destruição dos huguenotes e o desaparecimento da heresia na França.

*Referências: Lachatre, Maurice. Os crimes dos Papas.

O monoteísmo é a forma religiosa mais propensa à realização de guerras santas. Os judeus inventaram o deus único, e o ocidente nunca mais se livrou da intolerância religiosa. – Ver padres a apelar aos valores cristãos é como ver a Cicciolina a apelar à virgindade.

25 thoughts on “Valores cristãos”
  • Realista

    Quase 4 séculos depois deste infame massacre…. ocorreria 1 massacre + brutal ainda promovido pela igreja romana …. foi no Estado Católico da Croácia (1941-1945), um protetorado nazi. o regime de Pavelic e Stepinac, com as bênçãos de Pio XII, exterminou + de 1 milhão de “hereges e cismáticos”(maioria ortodoxos)….. tais atrocidades causaram repúdio da parte da Wehrmacht e SS.

    Curiosidade: até hoje a igreja romana nunca pediu perdão por isso….

  • Realista

    Devemos nos lembrar tambem do genocidio(holocausto) boemio no século XVII promovido pelos austriacos católicos… com apoio do papa….
    Os boemios eram “hereges” e seguidores do “herege” Jan Hus.

    tambem devemos nos lembrar das ditaduras católicas no seculo XX (ja citei a croata)….
    a eslovaca, do padre Tiso (servil a Hitler e Roma)…
    franquista… salazarista… (dispensam apresentações)
    a sul-vietnamita … chefiada pelo tolerante presidente catolico Ngo Dinh Diem, que mandou massacrar varios budistas “hereges”… com o aval de seus catolicos irmaos Nhu (chefe da policia) e Thuc (chefe da igreja)
    ditaduras da Am. Latina….
    ou o envolvimento clerical com o massacre de Ruanda….

  • Carpinteiro

    «até hoje a igreja romana nunca pediu perdão por isso..»

    Realista, pedir desculpa é a última coisa que a Igreja faz.
    Pedir desculpa é reconhecer o erro, ora uma Igreja santa e com mandato divino, …nunca erra.
    Por vezes reconhecem, mas são suficientemente inteligentes para esclarecer que quem falha não é deus mas o homem que com o seu livre arbítrio está sujeito ao erro.
    Reconhecer uma falha no produto, é o primeiro passo para a falência do negócio (da fé), e causar a dúvida no espírito do cliente é um risco que qualquer religião evita a todo o custo.

    Imagine como seria se lhe dissessem que quando morrer não vai encontrar rios de leite e mel.
    Que as 72 virgens afinal são 72 passas de uva!

    Um bom negócio não permite que a dúvida se instale nos seus clientes.

  • Realista

    sabe.. a igreja é imperdoavel… pois ela segue cometendo crimes e depois pede perdão na maior cara dura…
    se for assim… todos os biltres do mundo tem direito de pedir perdão

  • HomemHonest

    Digam lá os nomes dos filmes que vocês andam a ver.

    E sabem o argumento de cor!

    O Argumento de um filme ainda pior:

    Em 2010 o panasca Sócrates, depois de ganhar as eleições resolve pôr governo no país, coisa que nunca havia conseguido antes..

    Para sossegar o povo manda “arrestar” todos os indecentes: panascas, ateus, drogados e afins.

    Resolve iniciar uma imitação dos tempos do Circo Romano, mas agora no Campo Pequeno.

    Aí temos nós as mais divertidas lutas de gladiadores entre “bichas”; os ateus a ser devorados pelos leões do jardim zoológico… etc, etc.

    Tudo isto com a aceitação da Igreja Católica e das outras religiões.

    O resto do argumento conto depois. Estou até a apensar em escrever um livro…

    A verdade histórica do argumento desta obra é exactamente igual àquela dos comentários anteriores.
    Com uma diferença: o autor deste comentário não é tão ignorante e palerma ao ponto de confundir um filme ou um romance com a realidade histórica.

  • sempapasnalingua

    Lembraram-se deste massacre e não se lembraram do 11 de setembro? Vergonha!

  • Carpinteiro

    Sempapas.

    A explicação é simples. Do primeiro massacre, os algozes estão perfeitamente identificados, eram todos homens honestos. Do segundo, as teorias da conspiração ainda não foram confirmadas pelo que subsiste a dúvida, se foram homens honestos ou homens muçulmanos.

  • sempapasnalingua

    Carpinteiro
    Que dúvidas são essas sobre os autores dos atentados de 11/9 e toda a série que se seguiu para não falar de alguns outros antes do 11/9 como ensaio geral?
    Teoria da conspiração? Ah! pois, parece que sim, foi a CIA que executou todos os atentados.
    Sejamos sérios Carpinteiro, fico simplesmente embasbacado com a tua atitude. Pensava que eras mais imune aos ataques de desinformação islâmica.
    Mais lúcido e mais ao corrente das barbaridades desta horda selvagem que juraram impor o islão ao mundo inteiro pela violência e pelo ventre das mulheres.
    Um dia a bandeira do islão será içada na Casa Branca, na Torre Eiffel, no Castelo de S. Jorge e por aí fora dizem eles, os areias.
    Dizem eles, pois… só que a reconquista já começou a despertar e não está mais longe por causa da islamofilia duns calhaus intelectualóides com muita merda no cérebro e uma burca nos olhos.
    Enquanto isto anda muito boa gente obcecada com o passado triste é certo da ICAR, mas sem consciência de que é o totalitarismo islâmico que nos ameaça.

    Só é cego quem quer.

  • Realista

    o 11 de setembro foi armado pelo bom protestante bush.

  • Realista

    Sem papas… vire cruzado e cace os maometanos então.. vai la homem!!!
    seja 1 heroi!
    è verdade… o 11/9 foi obra dos temiveis islamicos…
    a SIDA, fome e todas as tragedias mundiais forma culpa deles…
    Hitler era islamico… mas nao admitia;;;;

  • Carpinteiro

    Sempapas.

    É claro que não, estava a brincar com o homem honesto que tem por hábito vir aqui destilar o veneno que acumula durante a missa dominical. Para mim como diz o post acima, são farinha do mesmo saco. Eu não sou meio ateu, sou ateu de corpo inteiro.

  • Revisionism

    E ninguém fala da inquisição atual promovida contra as pessoas que questionam a religião “holocaustica” (fundada pelos $ioni$ta$). Aquele que ousar duvidar do dogma do Holocau$to, será perseguido e preso. Felizmente alguns países como os EUA, Suécia, Noruega e Espanha não se curvam ao lobby $ioni$ta e permitem que se duvide da “verdade oficial” dos judeu$. vocês se queixam da intromissão da igreja e dos islamicos.. mas se esquecem dos judeus. Daqui a pouco será ilegal criticá-los… pois todos sabemos… judeu é o povo escolhido… é perfeito… e quem duvidar disto deverá ser punido.

    o totalitarismo judeu é o + terrivel … pois está baseado na autovitimização eterna….

  • Revisionism

    a Europa (quase toda) virou neocolonia judia…. virou crime duvidar dos dogmas judeus… virou “tabu” falar mal do regime nazi-sionista israeli…..

  • Revisionism

    Cristo pensa que é Deus, o judeu tem certeza.

    O judeu joga par ou ímpar com o espelho, escolhe ímpar e perde, depois quebra e manda quebrar todos os espelhos de Israel pois são produtos nazistas e antisemitas.

    Quando alguém diz que “ninguém é perfeito”, o judeu leva como uma ofensa pessoal(alem de meter processo por antisemitismo).

    segundo os judeus, a crise economica, corrupção, violencia, desastres ambientais etc. é tudo culpa do antisemitismo

  • Elmano Fernandes

    Entro só para dar os parabéns ao meu XARÁ pelos excelentes artigos que vem publicando, contribuindo assim para diversificar os “opinantes”.
    E lembrar aos meus caros comentadores, que a Europa corre o risco de, em menos de 20 anos, ficar prisioneira do Corão, se continuar o défice de natalidade e a emigração de fundamentalistas islâmicos.
    Temos que dar ouvidos ao Pedro Abrunhosa e fornicar mais. Fazer mais filhos e mantê-los ateus. Embora seja extremamente caro ter filhos.
    Um abraço para todos especialmente para o autor do artigo que estamos a comentar.

  • Carpinteiro

    Revisionism.

    Sou obrigado a concordar, em parte, o problema porém é comum às três religiões do livro ou seja, começa a ser crime emitir opinião própria, desde que não seja o (politicamente correcto).
    No caso judeu em particular, noto que há uma tentativa de fazer passar a ideia de que a religião judaica é boa e os judeus bonzinhos, mesmo no cinema em episódios que abordem cenas sobre a religião judaica, são apresentados como dignos do maior respeito e admiração. Há nitidamente uma tentativa de fazer passar essa mensagem. Nota-se igualmente nos meios de comunicação em que os repórteres estrangeiros sediados em Israel são escolhidos a dedo pela Mossad, e é constrangedor vê-los ao serviço destes, fazendo um papel idêntico ao dos correspondentes portugueses em Madrid quando abordam o problema no País Vasco

  • Carlos Esperança

    Carpinteiro:

    A religião judaica é a mãe do cristianismo e do islamismo. Não pode ser boa, deu origem ao sionismo. Mas só há 15 milhões de judeus.

    Mesmo em Israel há muitos ateus coisa que é punida com a morte nos países islamizados.

  • Revisionism

    Cuidado!! Não “blasfeme” os santíssimos judeus !!! Senão você será processado por antisemitismo. Por que pra eles, tudo é antisemitismo!

  • Revisionism

    Pois é…. os judeus são os eternos bonzinhos…. e quem ousar DUVIDAR desta SUPREMA VERDADE… será proce$$ado por ANTISEMITISMO…
    a ADL está de olho!!!!

    Você falou da Espanha ?… Aquele país que reclama Gibraltar, mas não renuncia a Olivença???

  • Realista

    engraçado… a Bósnia e a Albânia são 2 nações européias de maioria islâmica. Nunca ouvi falar mal delas por isso!!

  • Carlos Esperança

    Carpinteiro:

    A religião judaica é a mãe do cristianismo e do islamismo. Não pode ser boa, deu origem ao sionismo. Mas só há 15 milhões de judeus.

    Mesmo em Israel há muitos ateus coisa que é punida com a morte nos países islamizados.

  • Revisionism

    Cuidado!! Não “blasfeme” os santíssimos judeus !!! Senão você será processado por antisemitismo. Por que pra eles, tudo é antisemitismo!

  • Revisionism

    Pois é…. os judeus são os eternos bonzinhos…. e quem ousar DUVIDAR desta SUPREMA VERDADE… será proce$$ado por ANTISEMITISMO…
    a ADL está de olho!!!!

    Você falou da Espanha ?… Aquele país que reclama Gibraltar, mas não renuncia a Olivença???

  • Realista

    engraçado… a Bósnia e a Albânia são 2 nações européias de maioria islâmica. Nunca ouvi falar mal delas por isso!!

You must be logged in to post a comment.