Loading

Novidade literária

ng1184249-copia

O novo romance de José Saramago chama-se “Caim” e tem como personagens principais aquela figura bíblica, Deus e a Humanidade “nas suas diferentes expressões”, segundo a descrição de Pilar del Río no blogue do Nobel da Literatura.

Novo Saramago põe Deus como autor moral de um crime

10 thoughts on “Novidade literária”
  • ricardodabo

    Não estou conseguindo ampliar a imagem.

  • 1atento

    Mais inf sobre o livro em O Caderno de Saramago

  • Carlos Esperança

    Romance «Caim» é o ajuste de contas definitivo com os homens que inventaram Deus.

    Ricardodabo:
    Aqui ficam as letras pequenas que não são legíveis, a que se segue o nº da página da notícia.
    (Não consigo ampliar as imagens do DA)

  • Realista

    o livro simplesmente “fuDeus” os argumentos dos crentes

  • ricardodabo

    Valeu, consegui ver.

    Não entendo qual a relevância de um livro que incrimina Deus e reabilita Caim. A responsabilidade moral de Deus por todas as baixezas humanas é o corolário óbvio da sua onisciência. Era mesmo preciso fazer um livro para desenvolver essa idéia?

  • Carpinteiro

    «Era mesmo preciso fazer um livro para desenvolver essa idéia?»

    Penso que sim, que é mesmo preciso, não um, mas muitos mais livros para expor essa ideia. Quem entra numa livraria percebe pela quantidade de literatura que se publica acerca das virtudes (e vontades) de Deus, que o provérbio: – «a mentira tantas vezes repetida torna-se numa verdade», assume aqui a razão de ser.

    Enquanto o Diabo, esse filho e vítima do ódio de Deus, luta pelo bem-estar do homem e da mulher, reivindica o prazer e a alegria, convive com Baco e Dionísio, em resumo, é um admirador da força da vida. O bom Deus ciumento e chantagista, promove hecatombes, satisfaz-se com joelhos esfolados, exige fidelidade cega e abomina qualquer prazer que provenha dessa mesma vida pois para Ele, esta não passa de uma ilusão.

    Não é preciso ler muito para saber que Deus, até hoje, fez muito mais mal ao homem do que o Diabo. E se dúvidas houver, peguem na bíblia e vejam quantas vezes matou ou mandou matar em seu nome, e quantas vezes o Diabo o fez também. Tirem as vossas conclusões.

  • ricardodabo

    Caro carpinteiro, um escritor como o Saramago não deveria se rebaixar a escrever uma obra panfletária como essa, com uma idéia tão batida. Podia deixar para alguém com menos talento. É verdade que uma mentira repetida muitas vezes se torna uma verdade, mas ele não é alguém de quem se deve esperar uma repetição, e sim uma novidade. Eu, no lugar dele, não teria me sujeitado a tanto.
    Além do mais, há maneiras mais originais de se tratar o assunto. Uma delas poderia ser essa: criar um romance no qual um místico inventasse uma religião que adora o Diabo. Para defender a sua idéia, ele usaria os mesmos argumentos esdrúxulos que são usados para defender a idéia de Deus, como por exemplo o argumento da sintonia fina. “Sim”, ele diria ao discutir com um crente, “eu realmente acho que o universo foi projetado. Só acho que o autor foi outro. A única diferença entre a minha crença e a de vocês é a quantidade de adeptos. Mas os argumentos são os mesmos”.
    Mas enfim… Eu não sou ele. Ele que faça do jeito que entender. Mas eu repito: esperava mais dele.

  • 1atento

    Oxalá que Ele (Saramago) dure mais uns bons anos e, quem sabe ?, nos ofereça algo mais para denunciar os embustes bíblicos. A fé e paciência do Jó seria um bom tema para desmistificar a crueldade de deus. O pobre do diabo, cujos únicos crimes que cometeu foram os relatados nesse livro – não há em toda a bíblia mais nada a apontar-lhe – e, mesmo estes mandado por deus, é considerado o mau, “que veio para matar, roubar e destruir”; enquanto que o deus, ditador, egoista, cruel, bárbaro, autor de milhões de mortes, violações, pedofilia (Num 31,18), relações incestuosas (Gen. 19,36), descritos na própria bíblia, é o “Deus de Amor, Compassivo, Misericordioso, Benevolente” e tudo quanto de bom se possa imaginar!.
    O inventores dessas personagens, fictícias, podiam ter sido mais coerentes!…
    Força Saramago!

  • 1atento

    Oxalá que Ele (Saramago) dure mais uns bons anos e, quem sabe ?, nos ofereça algo mais para denunciar os embustes bíblicos.
    A fé e paciência do Jó seria um bom tema para desmistificar a bondade de deus. O pobre do diabo, cujos únicos crimes que cometeu foram os relatados nesse livro – não há em toda a bíblia mais nada a apontar-lhe – e, mesmo estes mandado por deus, é considerado o mau, “que veio para matar, roubar e destruir”; enquanto que o deus, ditador, egoista, cruel, bárbaro, autor de milhões de mortes, violações, pedofilia (Num 31,18), relações incestuosas (Gen. 19,36), descritos na própria bíblia, é o “Deus de Amor, Compassivo, Misericordioso, Benevolente” e tudo quanto de bom se possa imaginar!.
    O inventores dessas personagens, fictícias, podiam ter sido mais coerentes!…
    Força Saramago!

You must be logged in to post a comment.