Loading
  • 10 de Agosto, 2009
  • Por Carlos Esperança
  • Laicidade

Laicidade e tolerância exigem-se

Evo Morales fez duras declarações ao qualificar a Igreja católica como um «símbolo vivo» do colonialismo europeu e, demasiado impertinentes, ao declarar que segundo a sua nova política de governo, a ICAR deve desaparecer da Bolívia. As perseguições de que os povos foram vítimas não legitimam desforras nem actos de vingança. Morales comporta-se como inquisidor e deve merecer a condenação geral.

A excessiva politização das Igrejas na América do Sul, nomeadamente da ICAR, a sua cumplicidade com as ditaduras e o factor de atraso e de obscurantismo que constitui não justifica perseguições ou restrições à sua liberdade. As Igrejas, tal como qualquer outra associação, devem estar sujeitas às leis e ao Código Penal mas não podem ser objecto de qualquer discriminação.

É verdade que Bento 16 está a reconduzir a ICAR ao tempo pré-conciliar, que afirmou ter sido pacífica a evangelização dos índios, sabendo que é mentira, que vive em lua de mel com a seita de monsenhor Lefevbre, que protege e se identifica com os Legionários de Cristo e o Opus Dei, que é capaz de se comportar como um mullá islâmico, mas a liberdade religiosa não é dogma católico é um imperativo democrático.

Sabemos das malfeitorias de que a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) é capaz , da intolerância sectária do Islão, do fervor imperialista dos judeus ortodoxos, da demência obscurantista do protestantismo evangélico, mas não aceito outro combate que não seja o democrático, outra forma de eliminar o obscurantismo que não seja pela ciência e outra arma contra a religião que não seja a liberdade.

O Estado tem de ser laico para permitir a crença, a descrença e a anti-crença. Doutro modo voltamos à loucura das guerras religiosas.

9 thoughts on “Laicidade e tolerância exigem-se”
  • Carpinteiro

    O Estado tem de ser laico para permitir a crença, a descrença e a anti-crença. Doutro modo voltamos à loucura das guerras religiosas.

    Concordo plenamente, mas o que se está a passar em Portugal é precisamente o contrário. Não devemos esquecer que a Igreja Católica sempre e apenas, pensa no poder. Em colher benefícios.

    Como diz Michel Onfray, – a luta contra o repicar dos sinos, o desejo de um novo calendário, a iconoclastia, a luta contra o obscurantismo, ainda têm demasiada conotação com práticas de herege. A descristianização não passa por ligeirezas e frivolidades.

    Não pode ser o estado, (os cidadãos deste país) a pagare uma religião particular, por muito que o presidente da república grite aos sete ventos que somos todos Católicos.

    Começou hoje um acampamento para filhos de ateus, agnósticos, humanistas e livre pensadores, em Inglaterra, (à semelhança dos acampamentos para jovens cristãos) só que aqui não se pretende difundir que existe um deus, mas tão-somente ensinar os participantes a serem críticos e terem pensamento próprio para que possam fazer escolhas livres. Tal acampamento já levantou os mais violentos protestos por parte dos católicos que chegam a considerar o ateísmo uma doença! Sendo que esta enfermidade é perigosa para as crianças e a sociedade.

  • Realista

    Não acredito que Evo está promovendo inquisição contra a ICAR… ele só está laicizando o pais…
    A notícia contra ele provém de 1 site católico…. cuja veracidade é questionável.. pois sabemos que a ICAR sempre teve compromisso com a verdade…

  • ricardodabo

    A religião é para os homossexuais o que a Ku Klux Klan foi para os negros, o que o nazismo foi para os judeus. Isso por si só já é motivo suficiente para eliminar a religião. E também para expulsar a Igreja Católica de qualquer país civilizado. É apenas uma questão de higiene.

    Mas expulsar a Igreja Católica não é um ataque à liberdade de crença. Existe uma diferença entre as crenças e as pessoas ou instituições que dizem representar essas crenças. Por exemplo: sou ateu, mas não sou stalinista, nem maoísta.

    A expulsão da Igreja Católica é um ataque à instituição, não ao direito à crença. Os católicos poderão continuar acreditando no que quiserem. Isso será bom para eles. Afinal, ser religioso hoje em dia é como ser stalinista ou maoísta. É estar do lado do que há de pior no mundo.

  • HH

    A noticia dá um bom exemplo do caminho a seguir:

    “El estado será quien controle a todas las instituciones y sus respectivas funciones” señaló el mandatario haciendo referencia al modelo cubano de su homólogo y ahora socio Fidel Castro. .

    Só que o Evo, um perfeito analfabeto, não percebeu que a grandes marcas do colonialismo são a lingua e a cultura e essas ele não muda.

    Por outro lado, a religião só se fortalece quando é atacada.

  • Realista

    então o homossexualismo,aborto,divorcio, celulas-tronco só se fortalecem…né??

  • JoseMoreira

    Evo Morales, a ser verdade o teor do trtigo, está a dar à ICAR aquilo que, afinal, ela mais quer: a oportunidade de se vitimizar, de se transformar em mártir. E nós sabemos como o povo gosta de mártires; nós e a ICAR. Se Jesus não tivesse sido transformado em mártir, ninguém lhe passaria cartão. Ou, ao contrário, se houvesse um mártir por cada lei, todo o mundo seria cumpridor.

  • Carlos Esperança

    Na mouche, José Moreira.

  • Realista

    Já que defendem tanto o clero… que tal defender o bispo Williamson , que questionou o holocausto e sofre perseguições… chegou a ser expulso da Argentina…. Williamson tem todo direito de questionar este fato… é liberdade de expressão.

    “As perseguições de que os povos foram vítimas não legitimam desforras nem actos de vingança.”
    Islo vale pro ETA? IRA?? pros islamicos?
    esta frase é ambigua e hipocrita….

  • Realista

    Já que defendem tanto o clero… que tal defender o bispo Williamson , que questionou o holocausto e sofre perseguições… chegou a ser expulso da Argentina…. Williamson tem todo direito de questionar este fato… é liberdade de expressão.

    “As perseguições de que os povos foram vítimas não legitimam desforras nem actos de vingança.”
    Islo vale pro ETA? IRA?? pros islamicos?
    esta frase é ambigua e hipocrita….

You must be logged in to post a comment.