Loading
  • 9 de Maio, 2009
  • Por Carlos Esperança
  • Islamismo

Fé e tolerância

Há nas religiões do livro, em especial na mais implacavelmente monoteísta – o Islão – uma tara que ameaça a paz e impede a liberdade.

Só o judaísmo, pela fidelidade tribal à sua origem, resistiu à obsessão de converter os diferentes.

O cristianismo, nascido da cisão de Paulo de Tarso com o judaísmo, virou-se para o exterior e, depois de se converter em religião do Império Romano, com Constantino,  lançou-se na evangelização com a violência de todos os proselitismos. Só no concílio Vaticano II, numa Europa secularizada, admitiu a liberdade religiosa, liberdade ainda encarada com azedume pelo actual pontífice que reiteradamente lembra aos fiéis ser o catolicismo a única religião verdadeira.

Por sua vez, o Islão, que não passa de um plágio grosseiro do cristianismo, incólume à cultura grega e ao direito romano, é acometido por uma formidável demência prosélita, incapaz de renunciar à espada para impor os princípios bárbaros da Idade Média em que se encontra.

As famílias cristãs de Karachi agredidas na semana passada por um grupo de talibãs, estão aterrorizadas e fechadas em suas casas” – segundo o director das Pontifícias Obras Missionárias do Paquistão, Pe. Mário Rodriguez, que manifestou preocupação pelo aumento da violência no País, provocada pelo grupo fundamentalista.

Não há respeito multiculturalista que possa compadecer-se com este ataque aos cristãos paquistaneses. Os organismos internacionais têm de considerar crime, agravado pelo racismo, as agressões, intimidações ou quaisquer outras tentativas de conversão violenta perpetradas por qualquer religião.

Os cristãos paquistaneses merecem a solidariedade do mundo civilizado tal como os judeus e cristãos perseguidos no Iraque depois da agressão americana, assim como os crentes e os descrentes de qualquer religião em qualquer parte do mundo. As conversões forçadas são crimes os países civilizados têm obrigação de erradicar.

16 thoughts on “Fé e tolerância”
  • Anticlerical

    o islam tem seus podres… mas nenhuma teocracia islâmica recente se igualou em crueldade à Croácia católica de Pavelic….
    e depois dizem que o islam é o + implacável…

  • Anticlerical

    “As famílias cristãs de Karachi agredidas na semana passada por um grupo de talibãs, estão aterrorizadas e fechadas em suas casas””

    olha qm vem falar isso… a rádio vaticano com sua imensa imparcialidade…
    pq essa radio não denuncia a perseguição católica às minorias protestantes no México???

  • Eduardo

    Desculpe , mas você disparou uma rajada de ódio completamente sem embasamento histórico, você diz: “Por sua vez, o Islão, que não passa de um plágio grosseiro do cristianismo” – Embora o Islamismo seja mais novo que o cristianismo a situação quanto a teologia foi justamente inversa , com oxodozinho católico, São Tomás de Aquino, plagiando descaradamente teólogos islâmicos como Al-Ghazali e outros.

    Outra grande bobagem:”incólume à cultura grega e ao direito romano”,
    Acho que todo mundo se lembra de ter aprendido na escola que quem de fato foi responsável pela conservação da cultura Grega foram os Árabes, não os cristãos, aliás a igreja católica se tivesse capacidade teria tirado só o que lhe interessava da culturagrega e destruído o resto, até boa parte do que lemos sobre os filósofos gregos foi preservada pelos árabes e não pelos cristãos , cuja igreja só foi fazer algo nesse sentido muito depois.

    “incapaz de renunciar à espada” o Islã foi muito mais tolerante com a prática religiosa dos outros do que o cristianismo, você pagava o imposto do infiel mas podia continuar praticando a sua fé, já o cristianismo não tinha lá esse mesmo hábito, estava mais para”se converta” ou morra, sempre que tinham força para isso.

  • Rasputine Saloio

    São uma no cravo e dez na ferradura
    Adoro estes “ateus” filoislâmicos que reagem como virgens ofendidas quando alguém chama o boi pelo nome.

  • Jose Simoes

    “mas nenhuma teocracia islâmica recente se igualou em crueldade à Croácia católica de Pavelic”

    Ora aqui está um coisa em que eu não apostava.

    José Simões

  • Jose Simoes

    Descobrir os piores parece-me um trabalho interessante. Boa Sorte

    Agora pensar que pagar o imposto dos infieis dava assim uma grande protecção…

    E claro o império Otomano foi criado atirando flores.

    José Simões

    ps. Curiosamente os cristãos nunca usaram muito o apedrejamento e a cruzificação.

  • Anticlerical

    São uma no cravo e dez na ferradura
    Adoro estes “ateus” filocatólicos que reagem como virgens ofendidas quando alguém chama o boi pelo nome.

  • Rasputine Saloio

    Essa do filocatólico não deve ser para mim, que aqui nunca me viste defender a ICAR ou qualquer outra religião.
    Agora tu e outros, sempre que aqui é publicado um texto atacando o islão, aparecem logo a dizer que os católicos fizeram muito pior, tentando assim desviar a atenção do essencial, i.e., não há religiões boas e religiões más, e que a responsabilidade pelos atentados à liberdade e à democracia e pelo obscurantismo que impede o desenvolvimento da humanidade, deve ser partilhada em partes iguais, tanto pelos seguidores do “primogenito de deus” como pelos do profeta pedofilo.

  • Anticlerical

    qm disse ke o islam é santo?? Não o defendo… só condeno o atake extremo a ele no intuito de se “perdoar” a(s) igreja(s)

  • Rasputine Saloio

    Quer você dizer que este texto é um ataque extremista e injusto contra o islão?

  • Anticlerical

    não.. mas não concordo os exageros…
    se for assim… pq a midia abençoa os ultraislamicos do Kosovo?

  • Eduardo

    A turma também fica bem quieta quanto o “fanático islâmico” é de alguma nação amiga do tio sam, o Paquistão faz barbaridades, no entanto as barbaridades deles passam porque são amigos das pessoas certas.

    Já os que tem qualquer posição contrária aos manda-chuvas esses sim são pintados como vivendo na idade da pedra e que não fazem nada mais da vida que bolar atentados.

  • Rasputine Saloio

    Tens toda a razão no que respeita ao Kosovo mas, pegando na tua argumentação, qualquer católico te pode acusar de também exagerares nos teus ataques à ICAR.
    Ora vê lá se consegues ser mais equitativo na distribuição dos teus ataques.

  • Rasputine Saloio

    Concordo totalmente.
    A mim nunca ninguém me viu defender essa quadrilha de lunáticos.

  • Rasputine Saloio

    Tens toda a razão no que respeita ao Kosovo mas, pegando na tua argumentação, qualquer católico te pode acusar de também exagerares nos teus ataques à ICAR.
    Ora vê lá se consegues ser mais equitativo na distribuição dos teus ataques.

  • Rasputine Saloio

    Concordo totalmente.
    A mim nunca ninguém me viu defender essa quadrilha de lunáticos.

You must be logged in to post a comment.