Loading
  • 5 de Abril, 2009
  • Por Carlos Esperança
  • AAP

A canonização de Nuno Álvares Pereira

COMUNICADO da AAP

A Associação Ateísta Portuguesa (AAP) ficou perplexa com a canonização de Nuno Álvares Pereira, mas fica absolutamente indignada com a cumplicidade que os mais elevados dignitários de Portugal, nomeadamente o Sr. Presidente da República, emprestam ao acto que, na opinião desta Associação, é uma burla pueril.

A AAP entende que o prestígio do Condestável não se dilata com o alegado milagre e que, se deus existisse, podia mais facilmente ter evitado os salpicos do óleo que queimaram o olho esquerdo da D. Guilhermina de Jesus, enquanto fritava o peixe, do que ter de a curar para o beato virar santo.

A AAP duvida da capacidade de um guerreiro morto, apesar de ilustre, para actuar como colírio e duvida de D. Guilhermina, que se lembrou de recorrer à intercessão de um herói, sem antecedentes no ramo dos milagres, em vez de procurar um oftalmologista.

Mas o que a AAP repudia veementemente, salvo o devido respeito, é a atitude do Sr. Presidente da República, Professor Cavaco Silva, que aceitou integrar a Comissão de Honra para a canonização de Nuno Álvares Pereira, que vai ter lugar a 26 de Abril, em Roma.

O Estado laico, condição essencial de uma democracia, fica, na opinião da AAP, irremediavelmente comprometido com a participação do PR que, de algum modo, estabelece uma lamentável confusão entre as funções de Estado e os actos pios do foro individual.

Que Sua Excelência acredite na cura milagrosa do olho esquerdo da D. Guilhermina, a nível pessoal, é um direito que a AAP defende, mas que participe, em nome de Portugal, num acto de marketing e no obscurantismo religioso da Igreja católica, é uma posição que nos entristece e nos envergonha como cidadãos.

A AAP denuncia a manobra obscurantista em curso e apela ao espírito crítico dos portugueses para que não creiam em afirmações infundadas ou, pelo menos, façam a distinção entre as crenças pessoais e o reconhecimento estatal da superstição.


Associação Ateísta Portuguesa
– Odivelas, 05 de Abril de 2009

45 thoughts on “A canonização de Nuno Álvares Pereira”
  • Pingback: Comunicado da AAP « Olhar Ateu

  • fariramos

    é preciso ser asno

  • LFBT

    Conta o povo que Dom João de Castela teria ido ao Convento do Carmo encontrar-se com Nun'Álvares, e ter-lhe-á perguntado qual seria a sua posição se Castela novamente invadisse Portugal. O irmão Nuno terá levantado o seu hábito, e mostrado, por baixo deste, a sua cota de malha, indicando a sua disponibilidade para servir o seu país sempre que necessário

  • Catarina

    Exatamente por ser um país democrático cada um tem o direito de se virar para as suas convicções e neste caso religião ! Até mesmo o presidente da Republica!
    Vossas Exas são ateus , muito bem , sejam felizes assim, mas não ataquem quem é católico , e quem acredita em Deus, como nós , os crentes não atacamos nem criticamos quem não acredita.Limitem-se a ficar calados! E respeitem os outros.

  • JOSE CARLOS

    NÃO SOU CATÓLICO,NEM ATEU,SOU EVANGELICO.MAS CONCORDO COM A CATARINA . RESPEITEM OS OUTROS. LEIAM A BIBLIA -QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE VÓS.

  • Manuel

    AH…..AHHH graças a DEUS sou ateu!!!……..Respeito e tolerancia.

  • Olhar Ateu

    “cada um tem o direito de … Limitem-se a ficar calados”

    Contradiz-se no seu conceito de democracia. Ora para além da democracia uma das vantagens dos valores da sociedade civil é a liberdade de expressão e não a repressão assassina da inquisição.

    Porque não manda calar antes os senhores bispos que esses sim, ao contrário dos ateus, tem todos os dias honras nos “media” ( jornais, rádio e TV) para propaganda católica ?

    Cordialmente

  • Olhar Ateu

    “E lhes farei comer a carne de seus filhos e a carne de suas filhas, e comerá cada um a carne do seu amigo” – Jeremias 19:9

    Valerá a pena ler um livro que defende conceitos repugnantes e escabrosos como este ?

    Cordialmente

  • Sérgio

    Não acredito que não se consiga entender para além do que está escrito… a leitura simplista de um livro tão importante como a bíblia não poderá servir de todo aos interesses de alguém que não acredita em Deus. O ataque pela simples escolha de refrências bíblicas, sem se saber do que se está a falar demonstra uma enorme falta de preparação em defesa da causa que acredita.
    Porém, concordo que a participação do Sr. Presidente da República deveria confinar-se ao que preocupa verdadeiramnte os portugueses, e a canonização de D. Nuno Alvares Pereira n é de todo uma delas.

  • J. Carvalho

    Caros ateístas e demais jacobinos-macónicos,

    ainda não percebi o porquê de tanta preocupação e alarido pelo reconhecimento de Nun'Alvares como Santo, pelo Vaticano…

    O que poderá atrapalhar as vossas serôdias ideias de anti-catolicismo doentio uma figura da História Pátria que viveu e lutou para construir este país com 900 anos de História?

    Vão dando noticias e permitam que este comentário seja publicado 😉

    Espero que a vossa noção e definição de liberdade de expressão deixe estas palavras intactas!

    Cordialmente,

    J. Carvalho

  • rafa

    Acho muito bem que se faça homenagem neste caso canonização, a quem fez pela independencia da nossa nação, além disso é uma figura singular devota a deus…….
    respondendo ao amigo que citou jeremias na biblia, posso dizer-lhe que as frases bliblicas são feitas de parabolas, para cifrar o verdadeiro conhecimento que so pode ser dado aos crentes e fieis.
    É certo que não é um livro perfeito pois foi alterado durante a estoria por homens da igreja. MAs é o livro mais importante que existe na minha opinião, e se não estivesse escrito em parabolas os antigos ainda mais o alteravam…….porque ao não compreender não mudam.

  • D. Nuno

    Felizmente que “vozes de burro não chegam ao céu”.
    Quem se julgam?
    Quem julgam combater?
    Já ouviram falar de respeito?
    Quem vos encomendou o sermão?
    Quem vos encomendou a causa?
    Psssst! Silêncio. Respeitem os outros!

  • Olhar Ateu

    Caro Sérgio

    Leiam a Bíblia, alguém disse.
    Eu li, e vi essa e muitas outras frases do género.
    Haverá outra interpretação do que está dito textualmente ?
    Se quer contraditar, faça o favor, apresente as suas razões, o que não fez, mas sem menosprezar quem alega e apresenta factos, pq não lhe fica bem.
    Ou não será antes a sua incapacidade de conciliar o inconciliável, ie, ter uma visão parcial do que está escrito em toda a Bíblia, enaltecendo a parte “bonita” e olvidando a parte “feia” ?
    Cordialmente

  • Olhar Ateu

    Caro rafa

    Se é para enaltecer a acção patriótica, e só essa, que seja conferida a D. Nuno a Ordem de Santiago, do Infante ou algo do género, e expurgue-se a conotação religiosa.

    Que se permita a apropriação, indevida a meu ver, por parte do Vaticano da figura histórica de D. Nuno para efeitos de politiquice, é que já não é aceitável.

    Para me fazer entender melhor, arranjaria um exemplo académico : gostaria que Estaline tivesse condecorado D. Nuno com o mais elevado grau honorífico da União Soviética ? Eu não.

    Finalmente gostaria que me elucidasse da leitura possivel, à luz dos padrões éticos e morais de hoje, da tal “parábola”. Porque não tenho dúvidas nenhumas de que essa e muitas outras frases bíblicas tinham por missão criar uma mentalidade guerreira contra os povos que enfrentassem o “povo escolhido”. E se assim é assim não há volta parabólica a dar aos textos, por mais boa vontade que se tenha.

    Cordialmente

  • R Araujo

    Toda a história da religião é feita de obscurantismo e da sanha vil e odiosa de desacreditar e destruir os que não vêm as coisas da mesma maneira. E nenhuma mais que a católica, em que um grego, muitos anos depois da morte de jesus Cristo e sem nunca o ter conhecido, “inventou” a bíblia adaptando alguns textos dos apóstolos e queimando outros não lhes convinham, como os que provam que Jesus era casado com Maria Madalena e Judas seu irmão. Já agora, o que são macónicos?

  • AlderMartins

    Que interessa aos ateus as crenças alheias?. . . se fazer o bem é positivo, com ou sem milagres, que haja reconhecimento. E a mim parece-me que a vida de Nuno Alvares Pereira é um dos mais impressionantes exemplos de vida e combate pelo bem, na história da humanidade. Alguém que tenha estudado a vida deste asceta patriota, nunca mais olhará o mundo e a vida da mesma forma. Numa altura em que o planeta está a marcar um rumo que será definitivo para toda a eternidade, e que as pessoas adormecidas pelos mìdia perderam os valores de referência para uma existência sã do ponto de vista físico e espiritual, o reconhecimento do exemplo de vida do Condestavel, talvez sirva para chamar a atenção dum povo sem rumo e sem esperança.
    Lutar pelo bem é legitimo. A ignorãncia pela história, a indiferênça pelos exemplos de esforço e sacrifício, condenará as gerações futuras à escravatura e à perdição . Seremos como apátridas em solo sagrado Português. É nossa obrigação estudar a história, e compreender que temos obrigações perante estes grandes timoneiros das tempestades: a de deixar a Pátria para as gerações futuras, um lugar onde o esplendor da vida possa continuar a ter lugar.
    Todas as outras perspectivas são de origem duvidosa. mal intencionadas ou ignorantes na melhor das hipoteses.

  • Marquês

    Eu sou espanhol !
    O homem foi para um convento, mas o muito dinheiro que tinha deixou-o aos descendentes em vez de o dar aos pobres. Grande santo!!! Valha-lhe o salpico do azeite que deus não desviou do olho da senhora e depois, como correu mal, teve de fazer o milagre por interpostas pessoas.

  • Eli

    Expliquem-me (se souberem) quais os critérios fundamentais para se canonizar alguém (pois sou católica e não entendo)

  • Rute

    Há pessoas que vivem a vida tão intensamente, e que em tudo chegam ao topo. O D. Nuno Alvarez pereira disso é exemplo!
    Grande estratega enquanto militar, isolando-se no fim da vida para a meditação, onde parece ter chegado a santo!
    O mundo é demasiado pequeno para estes enviados da providência!

  • Olhar Ateu

    Oficialmente é já se ser beato, descobrir-se novo milagre e a comissão do Vaticano aprovar.

    Na prática jogos de influência entre as hierarquias católicas, do Vaticano e local, e interesses políticos no país do canonizado.

    Cordialmente

  • Olhar Ateu

    Isolar-se ? Se são essas as razões, vamos canonizar também Otelo Saraiva de Carvalho, porque também esse foi “banido” da corte depois de ter sido um brilhante estratega militar.

    Cordialmente

  • NC

    Vocês precisam de mais do que um milagre do Santo Condestável para abrirem os olhos.

    Não acreditam em Deus e na Igreja Católica? Estão no vosso direito!

    Troçarem da fé dos outros, amesquinhando-a e cobrindo-a de graçolas é um acto típico de gente pequenina, mesquinha, voltada para o seu umbiguinho, intelectualmente medíocre e cobarde. Exactamente o tipo de gente que Nuno Álvares Pereira NÂO queria ter ao seu lado!

    Este é um acontecimento que marca o nosso país, quer vos agrade ou não.

    N

  • Jose Simoes

    “a vida de Nuno Alvares Pereira é um dos mais impressionantes exemplos de vida e combate pelo bem, na história da humanidade”

    pero no hombre, un terrorista!

    José Manolo [1]

    [1] Uma das personalidades múltiplas de José Simões. Pensa que é um toureiro espanhol.

  • eu

    Numa sociedade democrática e livre deve custar muito a certos ateus terem que respeitar os que pensam de forma diferente. Felizmente que a maioria dos portugueses acredita em Deus, nos santos e em milagres. Até porque tudo isso faz parte da Identidade e da História do Povo português.
    Parabéns a Nuno Álvares Pereira.
    Os meus sinceros pêsames à Associação Ateísta Portuguesa.

  • Olhar Ateu

    Caro “eu”

    O que é que Deus tem a ver com santos ? Onde definem as sagradas escrituras o que é um santo ? Porque é que João Paulo II, no seu papado, santificou e beatificou mais gente que toda a história anterior da igreja ? Que é isso senão política, que nada tem a ver com fé ?

    Aceitar-se um milagre é negar-se Deus, no sentido de um ser omnipotente e misericordioso, e afirmar-se antes um Deus sanguinário, mesquinho, hipócrita, arbitrário, injusto, sádico, perverso.

    Se Deus se preocupa em salvar o olho esquerdo da D. Guilhermina de Jesus, e não se preocupa em travar os morticínios na humanidade nem a travar ou impedir os desastres de causas naturais (tsunamis, terramotos, etc), deixa muito a desejar em termos de valores morais.

    Cordialmente

  • Jose Simoes

    “Felizmente que a maioria dos portugueses acredita em Deus, nos santos e em milagres”

    E apesar disso andam a fazer muito truca-truca fora do casamento , a quebrar os votos do sacramento do matrimónio, a ficar na cama nos domingos de manhã, e a terem um nível inexplicavelmente baixo de filhos.

    Olha se não acreditassem.

    Ou talvez tudo isto seja um milagre.

    José Simões

  • Maria Prazeres

    Aludem à Senhora D. Guilhermina de um modo reles e nem sequer têm graça…..

    Preocupem-se em estudar através de escritos de pessoas sérias – e entre elas encontrarão ateus responsáveis – o que é a liberdade de pensamento e de acção.

    E se conseguirem aqui escrever dignamente, passo a ser v/ leitora.

    A sanha, a raiva, não servem a democracia.

    Paz!

    Uma católica

    Maria da Conceição

  • maria

    Claro que as pessoas do vosso movimento têm todo o direito de serem ateias e não serão necessarimenta más pessoas por isso.E se vos respeito ,enquanto ateus, já não respeito o vosso fundamentalismo . Que não concordem com a participação de figuras do estado, até vos percebo. Mas para quê tanto ataque(perdoem-me,: ataque de baixo nível ético. ) a quem acredita que há um Deus? Ou serão todos os membros de todas as regiões uns ignorantes, uns safados,ridiculos? Eu não sou maometana e li o Corão. Não sou budista e li Dalai lama; mas fi-lo de uma maneira honesta, tentando compreender os valores por que se regem. Concordei com uns, não concordei com outros, mas nunca me passou pela cabeça insultá-los ou ridicularizá-los.Portanto seja a máxima da igreja católica« não faças aos outros o que não queres que te façam a ti», ou o imperativo catagórico de Kant (que é a mesma coisa) ó que é mesmo desejável é respeitarmos os outros nas suas ideologias políticas, religiosas, filosóficas etc., etc

  • Rute

    Sr. Marquês

    Receio que o Sr. tenha feito uma suposição não documentada!
    O Homem distribui-o todo o seu dinheiro e bens por instituições de caridade.
    Por essa altura só tinha uma descendente que em nada dele dependia, pois estava casada com um filho de D. João I, e que foi o fundador da casa de bragança.

    É natural que sendo Espanhol o Sr. não tenha prestado a conveniente atenção as estas coisas Lusitanas! O que não é natural é que fale à toa! . . . Ainda por cima sendo “Marquês”

  • margarida

    Ó Ateus!
    Estáva-vos mesmo a calhar era um Coliseu e uns leões para repetirem uma história já passada! Era ou não era ? Pois era! Mas vão lá mais devagar!Por este andar, qual Nero, qualquer dia incendeiam Lisboa !!! Olhem que o Nero acabou mal e os cristãos ainda por cá andam! Também vos vinha a calhar um Hiterzinho ! os judeus não estão assim tão longe dos católicos. a origem é comum ! Por que não se voltam para a política, por que não tentam resolver a crise, por que não fazem volontariado ? olhem que o pior dos fundamentalismo é o de cariz religioso e anti-religioso e a vossa liberdade acaba onde começa a do outros. Portanto juízo nessas cabeças e não se metam nas crenças de cada um.

  • margarida

    sou a Margarida. «Voluntariado» e não «Volontariado» desculpem o erro ortográico.

  • Olhar Ateu

    Cara Rute

    “distribui-o todo o seu dinheiro e bens por instituições de caridade” e “Por essa altura só tinha uma descendente”

    Não é verdade o que diz.

    Tendo falecido a sua filha Beatriz Pereira Alvim, em 1415, distribuiu os seus bens pelos seus dois netos, D. Afonso e D.Fernando.

    Documentação ? Aqui vai :
    (…) Por carta de 1422 o condestável concedeu a seu neto D. Fernando, mais tarde 2º duque de Bragança, o condado vila de Arraiolos; a alcaidaria-mor, rendas e direitos de Montemor e de Évora Monte; as rendas e direitos das vilas de Estremoz, Sousel, Alter do Chão, Formosa, Borba, Monsaraz, Portel, Vidigueira, Frades, Vilalba e Vila Ruiva; o senhorio integral de Vila Viçosa; as rendas e os direitos de Beja e as rendas e montados de Campo de Ourique; e os coutos, jurisdições e padroados das igrejas das ditas vilas (…)
    In Dicionário da História de Portugal, direcção de Joel Serrão.

    Cordialmente

  • Olhar Ateu

    Cara margarida

    Que confusão por aí vai ! O pior fundamentalismo de sempre na história da humanidade foi a católica Inquisição que perdurou durante séculos, para não falar nos extermínios na América Latina, etc.
    Já agora, esclareço-a também que “ortográico” não faz parte do dicionário.

    Cordialmente

  • Jose Simoes

    “Portanto juízo nessas cabeças e não se metam nas crenças de cada um”

    Digamos que um crente religioso que lê um blog chamado “diário ateista” será muito ingénuo se pensar que não vai encontrar críticas à religião.

    E como não é possível fazer críticas construtivas (a sua religião não pode estar errada pois não?) o que pode esperar?

    José Simões

  • Rute

    Olhar ateu

    Realmente D. Nuno A. Pereira já tinha perdido a filha Quando se despojou dos seus bens!
    E quanto a netos tinha três. D Afonso herdou o condado de Ourem devido ao falecimento da mãe, pois este condado havia sido dado pelo Condestável ao genro. D. Fernando herdou o condado de Arraiolos e à sua neta D. Isabel, já nesse tempo casada com o Infante D. João, deu-lhe o Castelo de Loulé e mais umas terras.

    Mas isto não invalida o seguinte: O Condestável resolveu perdoar todas as dívidas em dinheiro, ou pão e sal. Distribuí-o todas as jóias, todas as armas, todas as roupas, pelos seus cavaleiros, escodeiros e PELOS POBRES, pelo amor de Deus. Deu também finalmente , em herdade, aos prestameiros, as terras que tinham dele.

    Isto é o que nos diz Oliveira Martins em ” A Vida de Nun'Alvares” na pagina 419 da 3ª edição de 1917 Parceria A. M. Pereira editora.

  • Olhar Ateu

    Cara Rute

    Não é aqui o local para se fazer a análise da figura histórica de D. Nuno Álvares Pereira. Tenho para mim que se trata de um dos maiores embustes da história de Portugal, e os meus pontos de vista sobre o personagem desenvolvo-os, naturalmente, no meu blog.

    Apenas lhe refereria que a fonte que usa é, e citando a Wikipedia, sobre Oliveira Martins: “A sua obra suscitou sempre controvérsia e influenciou a vida política portuguesa, mas também historiadores, críticos e literatos do seu tempo e do século XX”.

    Dai que seja importante uma análise séria, serena e objectiva, que ainda está por fazer sobre NAP.
    Cordialmente.

  • RODRIGO

    SE NUNO ALVARES PEREIRA SE SANTFICOU POR CORTAR CABEÇAS A CRISTÃOS COMO ELE, RODRIGO DE BIVAR (EL CID), TERIA MAIS JUS AO GALARDÃO, JÁ QUE SO CORTOU CABEÇAS DE INFIEIS!

  • Luis

    Concordo com a Catarina. Afinal, o PR é pessoa também e como pessoa tem o direito de ser Católico. Seria no mínimo utópico, achar que um Católico se pode separar daquilo em que mais acredita só porque exerce tamanho cargo.
    Pessoalmente tenho orgulho em ser Católico e não condeno o “ateu”. Quanto à “assassina inquisição”, essa já lá vai e como sabe o papa já pediu desculpa por alguns erros do passado, que naturalmente foram feitos pelo homem (que tem defeitos) e não por Nosso Senhor.
    Está na altura de nos deixarmos de iludir. Quando se coloca um anuncio para emprego, temos de colocar o (m/f), mas quem faz a selecção pode sempre optar por um dos sexos apenas.
    As honras nos media foram conquistadas com a credibilidade demonstrada e não impostas com o descrédito em Deus só para contrariar.
    Se pensarmos bem, todos acreditamos em algo superior. E o meu Deus é o Deus de todo o mundo…

  • Luis Alves

    Só alguns sabem interpretar a Bibila.
    A esses devemos pedir ajuda, não sejamos disciplos do senso comum e nos deixemos tentar pelo facilitismo em ordenar palavras Biblicas como se este “LIVRO” se trata-se de uma história de Paulo Coelho, adepto da contraditória filosofia do “new age”, onde tudo se pretende fácil e se fundamenta da forma que nos convém.

  • Olhar Ateu

    A Bíblia tem histórias para todos os gostos : pedofilia, relações incestuosas, concubinato, esclavagismo, assassinatos, morticínios, etc. É só escolher o tema.

    A Bíblia é tão somente uma colectânea de histórias que se contavam ao redor das fogueiras como entretenimento, histórias com variantes mas inspiradas noutras inventadas centenas de anos antes, porque havia que dar uma inspiração e um elo comum a um povo, o judeu.

    Querer ver outra coisa é extrapolar o seu sentido e o seu alcance.

    Cordialmente

  • Rute

    Olhar Ateu

    Oliveira Martins destacou-se na geração de setenta, foi deputado, ministro e deixou uma vasta obra sobre a historia. é uma referência no estudo do início da segunda dinastia bem como da crise que a antecedeu. Não só toda a obra se baseou, como não podi deixar de ser, nos clássicos da época legados pelos cronistas, e no estudo de documentos, como ainda fez sua própria investigação “in loco”. O seu percurso mostra-nos um homem competente e idónio.
    Por outro lado a Wikipédia é uma enciclopédia livre com artigos cuja proveniência e autoria não trás chancela conhecida nem sequer garantias quanto à veracidade do seu conteúdo. E que nunca pode servir de suporte para pôr em causa a obra de tão prestigiada personalidade.
    Isto claro a propósito da veracidade do legado dos bens de D. Nuno Alvares Pereira que contemplou os pobres.

  • gabrielamarquesdacosta

    Como admiradora que sou de Nuno Alves Pereira, não podia deixar de o exaltar, neste ano comemorativo, pela sua enorme bravura!
    Deixo de seguida o meu blog onde também eu homenageio este homem. Acho que todos terão uma agradável surpresa!

    http://gabrielamarquescosta.wordpress.com

    Gabriela Marques da Costa

  • briolanjo

    aos renegados da actual inquisição laica que fingem “democráticamente” desconhecer a esmagadora maioria católica do Povo Português só a morte como ao Andeiro nos libertará de tal peçonha.Estamos prontos para a Nova Aljubarrota

  • briolanjo

    aos renegados da actual inquisição laica que fingem “democráticamente” desconhecer a esmagadora maioria católica do Povo Português só a morte como ao Andeiro nos libertará de tal peçonha.Estamos prontos para a Nova Aljubarrota

You must be logged in to post a comment.