Loading
  • 4 de Fevereiro, 2009
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

O que é a teologia?

A palavra teologia acompanha na formação outras que designam ciências como, por exemplo, a fisiologia, a geologia ou a biologia, mas, ao contrário destas, falta-lhe o método e o objecto para ser ciência.

Assim, a teologia é uma ciência sobre coisa nenhuma ou, na melhor hipótese, um capítulo da mitologia. No entanto, há licenciaturas e doutoramentos no ramo, gente que vive desse saber exotérico que mais parece um curso de marketing para a promoção de deus.

Um biólogo é biólogo, ponto final. Já um teólogo é cristão, católico, muçulmano judeu ou outra coisa qualquer. A teologia é uma espécie de licença para interpretar o que dizem os livros da CRC (Conservatória do Registo Celeste).

Há teólogos perigosos que levam a sério o livro de serviço da sua religião mas também há pessoas de bem que passam o tempo a dizer que os livros não dizem o que realmente dizem. Infelizmente os primeiros estão na moda.

17 thoughts on “O que é a teologia?”
  • Elmano

    Como a ignorância do Carlos é atrevida…

  • Alfredo

    Pois!
    Se fosse o papa sempre poderia contar com a infalibilidade, embora pareça que agora está limitada a assuntos espirituais.
    Como não infalível, falhou. Esotérico, caro senhor.

  • MF1

    Para os crentes os ateus são burros e ignorantes porque dizem que a bíblia é uma anedota e a teologia é uma ocupação para ineptos.
    Mas isto não é mais do que a verdade!
    A teologia, como disse o Carlos Esperança, não tem método nem objecto de estudo, logo, não é uma ciência, é uma burrice e uma total perda de tempo a que se dedicam pessoas doentes.

    Quanto ao exotérico:
    O Carlos Esperança estará concerteza a referir-se a uma doutrina ensinada publicamente, que é vulgar, trivial, divulgada a todos, que é teologia. E não ao esotérico, doutrina reservada, conhecida por poucos.

    A não ser que tenha sido um erro ortográfico.

    A não ser que tenha sido um erro orto

  • Carpinteiro

    Se a Igreja não fosse “Santa”; e esta Igreja não soubesse “Vender essa Santidade” como supremo valor sobre a terra, as pessoas poderiam sentir-se tentadas a dizer “adeus à Igreja” ou, no mínimo, negar-se a “Financiar Materialmente” essa religião.
    Não digo que Teologia seja uma ciência, mas uma Igreja, (que faz corar de inveja o pior dos terroristas) conseguir vender santidade, isso é uma ciência.

  • Carlos Esperança

    Exotérico = vulgar, trivial.

  • Carpinteiro

    – De génese grega, o adjectivo eksôterikos, -ê, -on («exterior, destinado aos leigos, popular, exotérico») já existia em grego clássico.
    É frequente associar-se “esotérico” às ciências filosóficas transmitidas oralmente e “exotérico” às transmitidas por meio da palavra escrita, destinadas ao público.
    Já “Exoesterco”, é um termo usado em meios académicos para definir o conteúdo de algumas pretensas ciências.

  • MF1

    Ora aí está uma boa explicação.

  • Elmano

    Afinal não é só a ignorância do Carlos que é atrevida…
    Esperava melhor destes amigos.
    Estudem o conceito de ciência e de teologia. Depois poderemos discutir, sim?

  • MF1

    Elmano:

    Não venha com tretas de superioridade intelectual, nem tente transformar pseudo-ciência em ciência.

    A teologia não é uma ciência, ponto final!
    A ciência tem um método de estudo e de pesquisa, e tem, principalmente um objecto de estudo.
    Quando consiguir enfiar e mostrar deus num tubo de ensaio apareça.

    Se for uma ciência para si, o problema é seu.

  • Elmano

    Não é uma ciência para “mim”. O valor da teologia, como o das outras ciências não reside na minha nem na sua valoração que se pode dar.
    Fique sabendo que o ensino universitário começou com a teologia. As universidades mais prestigiadas da Europa facultam cursos de teologia, que sim, têm uma metodologia própria de estudo. Enfim, nunca pensei que fosse necessário dizer isto. E poderia dizer mais.
    Eu não sou superior a ninguém, mas sei de uma coisa: por vezes, ao ateus, falta-lhes informação. Podem querer discutir coisas sérias e pertinentes, mas isso não passa de um vazio se não houver informação.
    Por amor à inteligência, procurem-na!

  • amiltonsilva200809

    Independente do significado de uma palavra, o que vale é o contexto da mensagem que se quis passar.
    E nisso ele foi impecável. A matéria é bastante elucidativa.Ou seja, teologia não é uma ciência já que depende da fé das pessoas. Para quem não tem fé deus não existe e por isso é uma coisa abstrata. Ao contrário das outras ciências.

  • MF1

    “Fique sabendo que o ensino universitário começou com a teologia.”

    …ora bem…quando?…na IDADE MÉDIA! Onde teologia, medicina e direito eram os principais saberes.

    Teologia é o estudo de deus, a ciência de deus. O objecto de estudo é deus, como não é possível estudar directamente sobre ele, porque não lhe podemos tocar nem ver (porque não existe), estuda-se a revelação de deus, na bíblia. É o estudo da mitologia, é a tentativa de explicar uma religião por meio da razão.
    Ora, isto é o mesmo que estudar o pai natal, baseados nos presentes deixados por ele ao pé da árvore de natal.

    “cursos de teologia, que sim, têm uma metodologia própria de estudo”

    A astrologia também tem um método de estudo.

    Teologia é pseudo-ciência, é a tentativa de provar que o mito é real.

  • Alexandre de Castro

    O Carlos Esperança colocou bem no seu texto a palavra “exotérico”, não se tratando, pois, de uma gralha ou de um erro ortográfico. Quem tiver dúvidas, consulte a Enciclopédia Luso-Brasileira.

  • Alexandre de Castro

    O Carlos Esperança colocou bem no seu texto a palavra “exotérico”, não se tratando, pois, de uma gralha ou de um erro ortográfico. Quem tiver dúvidas, consulte a Enciclopédia Luso-Brasileira.

  • Alexandre de Castro

    O Carlos Esperança colocou bem no seu texto a palavra “exotérico”, não se tratando, pois, de uma gralha ou de um erro ortográfico. Quem tiver dúvidas, consulte a Enciclopédia Luso-Brasileira.

  • angel

    Cale-se antes de falar merda.Que vida que vc vive?..so a sua né!Vc fala assim mas não é feliz e infelizente está disperdiçando o seu tempo achando que é suficientemente capaz de sobreviver a tudo e a todos.Infelizmente aquele momento da morte vai chegar e só assim encima da hora vc vai ver que errou feio nessa sua suposição.

  • angel

    Mas só mas uma observação!
    Carlos vc mesmo disse que para tocarmos em determinados assuntos temos que pesquisá-los e estuda-los para ter informações!
    Ok!…vc não crendo na “ferramenta divina” que é a teologia provavelmente nunca participou de aulas do curso e nao tem experiencia ativa no assunto.Como vc pode então contestar tantas coisas se vc sequer presenciou alguma situação!?????????????????????????????

You must be logged in to post a comment.