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  • 10 de Janeiro, 2008
  • Por Carlos Esperança
  • Ciência

Andar aos gambozinos

Na minha infância soía enganar os pacóvios com um animal imaginário que habitava os campos das aldeias. Havia sempre um pateta disponível para segurar um saco junto de um buraco de qualquer parede, enquanto os foliões iam tocar os gambozinos que viriam parar ao saco que o idiota segurava e logo fecharia quando os ditos entrassem.

Era a chacota que o esperava quando, farto da demora, desistia e voltava á aldeia. Não sei como uma ideia tão próxima da de Deus não deu origem a uma cadeira universitária, a Gambozinologia, tão próxima da teologia, uma ciência sem objecto.

Se a ideia lograsse o êxito da invenção de deus, teríamos hoje gambozinólogos de muito prestígio que nada ficariam a dever aos santos doutores da Igreja e aos eruditos teólogos que fazem a exegese de textos pouco recomendáveis onde os instintos mais primários dos homens contaminaram o deus que inventaram.

Certamente que, à semelhança de Agostinho, o santo que inventou o Limbo para as almas das crianças não baptizadas, teríamos gambozinólogos a estudarem a vida dos gambozinos, filhos de virgens, espetados em cruzetas para salvação dos outros, que se fingiam mortos durante algum tempo e ressuscitariam ao terceiro dia.

Hoje, quando perguntassem a uma criança, quem fez o mundo ela responderia com a maior convicção: foram os gambozinos que ao 7.º dia descansaram.

26 thoughts on “Andar aos gambozinos”
  • elmano

    É verdade CE. Eu também brinquei aos gambozinos.
    E havia ainda os Nhonhos. Fingíamos apanhar nhonhos, deitando a mão em qualquer direcção ou em qualquer buraco.
    Quando nos perguntavam como eram os nhonhos, respondia-se simplesmente – não sei…ainda não apanhei nenhum!
    Os crentes das várias mitologias sobreviventes, não cresceram.
    Continuam a brincar aos deuses sem nunca terem visto nenhum.
    Pobres diabos!

  • elmano

    É verdade CE. Eu também brinquei aos gambozinos.
    E havia ainda os Nhonhos. Fingíamos apanhar nhonhos, deitando a mão em qualquer direcção ou em qualquer buraco.
    Quando nos perguntavam como eram os nhonhos, respondia-se simplesmente – não sei…ainda não apanhei nenhum!
    Os crentes das várias mitologias sobreviventes, não cresceram.
    Continuam a brincar aos deuses sem nunca terem visto nenhum.
    Pobres diabos!

  • seminarista

    Quem diria que o sr. antigo presidente iria afirmar que se devia estudar história das religiões nas escolas públicas… Apoi-o.
    Porque não estudar também moral?
    E porque não estudar ateismo?
    Com seriedade todos ficam a ganhar…
    Mas tinha de ser logo o vosso amigo Dr. Sampaio a dizer isto… foi pena não ter sido o sr. Cardeal Policarpo para voces transformarem isso numa bomba…
    Obrigado por lerem

  • seminarista

    Quem diria que o sr. antigo presidente iria afirmar que se devia estudar história das religiões nas escolas públicas… Apoi-o.
    Porque não estudar também moral?
    E porque não estudar ateismo?
    Com seriedade todos ficam a ganhar…
    Mas tinha de ser logo o vosso amigo Dr. Sampaio a dizer isto… foi pena não ter sido o sr. Cardeal Policarpo para voces transformarem isso numa bomba…
    Obrigado por lerem

  • libre

    Concordo plenamente com o sr. ex-Presidente. Claro que a sua sugestão seria de um ensino de um ponto de vista totalmente neutro sem estar a ensinar que a religião é o caminho, ou cair em discussões do tipo “Harry Potter vs J.C., quem é o mais poderoso?” tratando todas as crenças por igual, vivas ou mortas. Quem conhecer minimamente a ideologia do sr. Jorge Sampaio sabe com certeza que a nada mais que ele se referia a uma disciplina isenta e objectiva que apelasse ao espírito critico dos alunos em relação às crenças religiosas.

    Mas isso é que seria a verdadeira bomba, poiso os seu superiores iriam fazer uma guerra santa a uma disciplina dessas: “desenvolver espírito critico religioso: BLASFÉMIA…”,”menirosos, a dizer que existiu um coisa chamada inquisição: FOGUEIRA COM ELES…”,”cruzadas, ah isso é aquele passatempo que vem nos jornais”,”apoiar ditaduras? nah, nós somos pela abstinência sexual, logo somos contra as ‘ditas duras’…”

  • libre

    Concordo plenamente com o sr. ex-Presidente. Claro que a sua sugestão seria de um ensino de um ponto de vista totalmente neutro sem estar a ensinar que a religião é o caminho, ou cair em discussões do tipo “Harry Potter vs J.C., quem é o mais poderoso?” tratando todas as crenças por igual, vivas ou mortas. Quem conhecer minimamente a ideologia do sr. Jorge Sampaio sabe com certeza que a nada mais que ele se referia a uma disciplina isenta e objectiva que apelasse ao espírito critico dos alunos em relação às crenças religiosas.

    Mas isso é que seria a verdadeira bomba, poiso os seu superiores iriam fazer uma guerra santa a uma disciplina dessas: “desenvolver espírito critico religioso: BLASFÉMIA…”,”menirosos, a dizer que existiu um coisa chamada inquisição: FOGUEIRA COM ELES…”,”cruzadas, ah isso é aquele passatempo que vem nos jornais”,”apoiar ditaduras? nah, nós somos pela abstinência sexual, logo somos contra as ‘ditas duras’…”

  • Carlos Esperança

    Seminarista:

    Leio-o com gosto e não gosto que o tratem mal. A urbanidade é uma exigência democrática. O respeito pelas convicções alheias é um dever que não colide com o direito à crítica.

    Os cristãos, muçulmanos e judeus merecem-me tanto respeito como desprezo me merecem os livros sagrados. Estes são mentiras inventadas para o negócio, violência predicada pelo proselitismo, medos provocados para assustar os tímidos.

    É por isso que respeito os crentes e combato as religiões, que só trazem a guerra e a desgraça para os povos.

  • Carlos Esperança

    Seminarista:

    Leio-o com gosto e não gosto que o tratem mal. A urbanidade é uma exigência democrática. O respeito pelas convicções alheias é um dever que não colide com o direito à crítica.

    Os cristãos, muçulmanos e judeus merecem-me tanto respeito como desprezo me merecem os livros sagrados. Estes são mentiras inventadas para o negócio, violência predicada pelo proselitismo, medos provocados para assustar os tímidos.

    É por isso que respeito os crentes e combato as religiões, que só trazem a guerra e a desgraça para os povos.

  • RJ

    A cadeira de história das religiões é bem vista, até para acabar com alguns preconceitos associados à ignorância. Faz parte da cultura geral.
    Não o ensino da cartilha catequística como conduta moral.
    Sampaio é ateu e nutre grande respeito por todas as instituições. É uma pessoa idónea e neutra.

    Eu não sou batizado nem tive qualquer contacto com o catolicismo. Cheguei aos 24 anos sem saber grande coisa, em relação aos livros sagrados e a algumas religiões. Desde então já fui aprendendo alguma coisa…

  • RJ

    A cadeira de história das religiões é bem vista, até para acabar com alguns preconceitos associados à ignorância. Faz parte da cultura geral.
    Não o ensino da cartilha catequística como conduta moral.
    Sampaio é ateu e nutre grande respeito por todas as instituições. É uma pessoa idónea e neutra.

    Eu não sou batizado nem tive qualquer contacto com o catolicismo. Cheguei aos 24 anos sem saber grande coisa, em relação aos livros sagrados e a algumas religiões. Desde então já fui aprendendo alguma coisa…

  • calhordus

    Foi um médiocre actor mas tal como o governador da California tinha um fisico que inpresionava as guidunas,Como presidente da républica éra a mesma nulidade Ronald Reagan eo seu hòmoligos as unicas ideias que tinham em comum Éra a guérra contra o mal,no tempo éra Taiwan que éra preciso defender contra os maus Chineses,um jornalista perguntou-lhe se sabia onde éra situada taiwan indicou no mapa mundo uma ilha ao lado das Grenadinas.Hoje temos uma nova que se deu éla mesmo como os que caçavam os gambosinos,o criacionismo o que éra o inimigo no passado hoje é o seu aliado.Opapa quando invitou o rei Wahabita e outros cheiques nâo éra para discutir futebol ,mas sim continuar a manterem a populaçâo na ignoransa,um turco propriétario d’uma libraria e criacionista o qual jà meteu delegados europeus em disputa,e isso mesmo se sâo paises ditos democratas,que pensâo fazer entrar o criacinismo em todas as escolas europeisas Hrun Yahya denoncia a théoria da l’évoluçâo muitos deputados perguntam de onde vem o dinheiro? Ele presenta no Atlas uma séria d ‘brinquêdos mas mal feitos uns que outros!!Depois dos anos 80 que ele angaria Maohmetanos à sua teoria mos Estados -Unidos creio que aTurquia ainda nâo saiu do buraco em que esse senhor a meteu.Passamos:a manif que os cardeais e bispos e padres quérem fazer brévemente tem ramificaçôes com ésta «semi-parada de palhàços» do criacionismo,Portugal nâo vai estàr bastante longe do passado.A IGREJA TEM FOME,AO MESMO TEMPO FAZ EMTRAR NO NOVO las VEGAS a Scientolugia .PS nâo tenho crianças,nem nétos frefiro me enganar mas o prêço pêla estupidêz vai ser bem caro

  • calhordus

    Foi um médiocre actor mas tal como o governador da California tinha um fisico que inpresionava as guidunas,Como presidente da républica éra a mesma nulidade Ronald Reagan eo seu hòmoligos as unicas ideias que tinham em comum Éra a guérra contra o mal,no tempo éra Taiwan que éra preciso defender contra os maus Chineses,um jornalista perguntou-lhe se sabia onde éra situada taiwan indicou no mapa mundo uma ilha ao lado das Grenadinas.Hoje temos uma nova que se deu éla mesmo como os que caçavam os gambosinos,o criacionismo o que éra o inimigo no passado hoje é o seu aliado.Opapa quando invitou o rei Wahabita e outros cheiques nâo éra para discutir futebol ,mas sim continuar a manterem a populaçâo na ignoransa,um turco propriétario d’uma libraria e criacionista o qual jà meteu delegados europeus em disputa,e isso mesmo se sâo paises ditos democratas,que pensâo fazer entrar o criacinismo em todas as escolas europeisas Hrun Yahya denoncia a théoria da l’évoluçâo muitos deputados perguntam de onde vem o dinheiro? Ele presenta no Atlas uma séria d ‘brinquêdos mas mal feitos uns que outros!!Depois dos anos 80 que ele angaria Maohmetanos à sua teoria mos Estados -Unidos creio que aTurquia ainda nâo saiu do buraco em que esse senhor a meteu.Passamos:a manif que os cardeais e bispos e padres quérem fazer brévemente tem ramificaçôes com ésta «semi-parada de palhàços» do criacionismo,Portugal nâo vai estàr bastante longe do passado.A IGREJA TEM FOME,AO MESMO TEMPO FAZ EMTRAR NO NOVO las VEGAS a Scientolugia .PS nâo tenho crianças,nem nétos frefiro me enganar mas o prêço pêla estupidêz vai ser bem caro

  • Ricardo Alves

    Excelente artigo, Carlos.

  • Ricardo Alves

    Excelente artigo, Carlos.

  • Ateu comunista bolivariano

    seminarista.. há quanto… voce anda se sentando muito??? com ou sem vaselina?

  • Ateu comunista bolivariano

    seminarista.. há quanto… voce anda se sentando muito??? com ou sem vaselina?

  • calhordus

    Seminarista,Estaline antes de tomar o podêr tanbem éra seminarista!! Mas nâo aplicou o que aprendeu;foi milhôes de mortos que ficaram nas estépes da Sibéria,podias levar éssa bomba para o teu caro policarpo,mais a sua gang que nâo deixa Portugal avançar no plano técnicològico

  • calhordus

    Seminarista,Estaline antes de tomar o podêr tanbem éra seminarista!! Mas nâo aplicou o que aprendeu;foi milhôes de mortos que ficaram nas estépes da Sibéria,podias levar éssa bomba para o teu caro policarpo,mais a sua gang que nâo deixa Portugal avançar no plano técnicològico

  • Fernando Isidoro

    E qual é o problema de se ensinar História das Religiões nas escolas?

    O problema é não se ensinar essas matérias , ou ensinar-se o que se ensinava na catequese e na Religião e Moral de triste memória: as falsidades da criação do mundo e os dogmas e o proselitismo obcessivo ( passe a redundância) da Icar, intervalando com o ódio às outras religiões e a “excomunhão” dos não crentes.

    Convém, sim, que o ensino das religiões e da sua história seja feito de forma intelectualmente séria.. Que se ensinem factos e não a opinião que a Igreja Católica tem dos factos. E, pior; o entendimento que a I. Católica OBRIGA a que se tenha dos factos, sob pena de imposição de castigos, pecados e terrores, profundamente nesfastos no desenvolvimento mental das crianças a quem se impõem esses terrores.

    De resto o ensino da História das religiões, feito de forma séria e científica deveria até ser obrigatório: certamente as gerações passariam a perceber, ou a perceber melhor, o que foi o passado de guerras e de horrores na Europa nos últimos 2000 anos. A começar pelos genocídios que os cristãos perpretaram contra povos inocentes do oriente nas Cruzadas, ou o genocídio um milhão e meio de cristãos cátaros ( sim CRISTÂOS) no sul da França no Séc.XIII na chamada Cruzada Albigense, até ao puro extermínio de civilizações inteiras nos gloriosos tempos das conquistas. Sim, nesses tempos em que os padres católicos baptizavam as crianças indigenas, antes de os soldados as degolarem. Para os padres terem a certeza que as crianças iriam para o céu.
    Ensine-se, pois, a Historia das Religiões.

  • Fernando Isidoro

    E qual é o problema de se ensinar História das Religiões nas escolas?

    O problema é não se ensinar essas matérias , ou ensinar-se o que se ensinava na catequese e na Religião e Moral de triste memória: as falsidades da criação do mundo e os dogmas e o proselitismo obcessivo ( passe a redundância) da Icar, intervalando com o ódio às outras religiões e a “excomunhão” dos não crentes.

    Convém, sim, que o ensino das religiões e da sua história seja feito de forma intelectualmente séria.. Que se ensinem factos e não a opinião que a Igreja Católica tem dos factos. E, pior; o entendimento que a I. Católica OBRIGA a que se tenha dos factos, sob pena de imposição de castigos, pecados e terrores, profundamente nesfastos no desenvolvimento mental das crianças a quem se impõem esses terrores.

    De resto o ensino da História das religiões, feito de forma séria e científica deveria até ser obrigatório: certamente as gerações passariam a perceber, ou a perceber melhor, o que foi o passado de guerras e de horrores na Europa nos últimos 2000 anos. A começar pelos genocídios que os cristãos perpretaram contra povos inocentes do oriente nas Cruzadas, ou o genocídio um milhão e meio de cristãos cátaros ( sim CRISTÂOS) no sul da França no Séc.XIII na chamada Cruzada Albigense, até ao puro extermínio de civilizações inteiras nos gloriosos tempos das conquistas. Sim, nesses tempos em que os padres católicos baptizavam as crianças indigenas, antes de os soldados as degolarem. Para os padres terem a certeza que as crianças iriam para o céu.
    Ensine-se, pois, a Historia das Religiões.

  • António Parente

    Estimado Carlos Esperança

    Nunca brinquei aos gambozinos na minha infância. Quem brincava era a malta da Mocidade Portuguesa. Os meus pais proibiram-me de participar nas actividades dessa organização juvenil e de frequentar as suas instalações.

    Nunca conheci a alegria de caçar um gambozino. Agora fiquei triste.

    Respeitosos cumprimentos,

  • António Parente

    Estimado Carlos Esperança

    Nunca brinquei aos gambozinos na minha infância. Quem brincava era a malta da Mocidade Portuguesa. Os meus pais proibiram-me de participar nas actividades dessa organização juvenil e de frequentar as suas instalações.

    Nunca conheci a alegria de caçar um gambozino. Agora fiquei triste.

    Respeitosos cumprimentos,

  • kavkaz

    Que os crentes andam aos gambozinos não me oferece qualquer dúvida !

    Mas eles gostam !

    Terminou o ano 2007. Convido os crentes a apresentarem exemplos da acção do “Deus” no ano que terminou. Ficaremos a saber o “Ele” que fez.

    Aguardo os vossos crentes relatórios. Se não conseguirem dar exemplos de algo que o vosso “Deus” tenha feito em 2007, será mais uma prova de que os deuses NÂO existem !

    S.f.f., a palavra aos crentes…

  • kavkaz

    Que os crentes andam aos gambozinos não me oferece qualquer dúvida !

    Mas eles gostam !

    Terminou o ano 2007. Convido os crentes a apresentarem exemplos da acção do “Deus” no ano que terminou. Ficaremos a saber o “Ele” que fez.

    Aguardo os vossos crentes relatórios. Se não conseguirem dar exemplos de algo que o vosso “Deus” tenha feito em 2007, será mais uma prova de que os deuses NÂO existem !

    S.f.f., a palavra aos crentes…

  • charro alimado

    Ó calhordus, olhe que não sei se o Estaline não terá posto em prática aquilo que aprendeu no seminário, olhe que não sei…

    Quanto ideia do dr. Sampaio de se ensinar nas escolas história das religiões, acho que é uma ideia peregrina. E quem é que a ia lecionar, um religioso ou um ateu? É que as prespectivas são completamente diferentes.

  • charro alimado

    Ó calhordus, olhe que não sei se o Estaline não terá posto em prática aquilo que aprendeu no seminário, olhe que não sei…

    Quanto ideia do dr. Sampaio de se ensinar nas escolas história das religiões, acho que é uma ideia peregrina. E quem é que a ia lecionar, um religioso ou um ateu? É que as prespectivas são completamente diferentes.

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