Loading
  • 5 de Janeiro, 2008
  • Por Ricardo Alves
  • Laicidade

O clericalismo não é exclusivo dos cristãos

A judia fundamentalista Esther Mucznick brindou-nos, no Público de quinta-feira, com a sua (má-)fé e fanatismo habituais.

Exemplo:

  • «(…) a laicidade radical que considera a religião como um factor de atraso e obscurantismo a banir do espaço público, e se possível da estratosfera, está de facto completamente ultrapassada, não só em França, mas onde quer que ela se manifeste. Existe apenas em cabeças dogmáticas que fizeram do laicismo e do anticlericalismo a sua própria religião».

Em primeiro lugar, a laicidade constitucional é bem mais «radical» nos EUA do que em França (note-se os subsídios estatais de que gozam centenas de igrejas católicas em França, e que seriam inconstitucionais nos EUA). Em segundo lugar, considerar a religião «um factor de atraso e obscurantismo» não é anticlericalismo (ou laicismo), mas sim anti-religiosidade. Em terceiro lugar, os laicistas sabem distinguir o espaço estatal (que deve ser religiosamente neutro) do espaço público (que pode ser
pluriconfessional). Em quarto lugar, considerar o laicismo uma religião necessita de um conceito tão abrangente de religião que duvido que a senhora Mucznick lhe aturasse as consequências. Mas é de registar a espontaneidade com que associa dogmatismo e religião.

E continua:

  • «“Se não tiveres Deus”, afirma T.S. Eliot, “terás de te prostrar perante Hitler ou Estaline.” Certo ou errado, a verdade é que a religião tem sido frequentemente um fermento no combate às ditaduras políticas e militares: contra os regimes comunistas no Leste europeu, contra as próprias ditaduras militares seculares no mundo islâmico, onde as mesquitas são frequentemente, e com os excessos que se conhecem, o único centro de oposição política, ou mais recentemente na resistência dos monges birmaneses a um dos regimes mais opressivos do mundo.»

Esqueceu-se a senhora Mucznick do papel de «combate» às ditaduras desempenhado pela ICAR em Portugal (saberá onde fica?), na Espanha de Franco a Aznar, na França de Pétain, na Alemanha do católico Hitler, na Eslováquia do padre Tiso, na Croácia de Pavelic e Stepinac, na Argentina dos militares, no Chile de Pinochet, e, já agora, o papel de «fermento» da religião no Irão dos aiatolás, no Tibete feudal, na Arábia Saudita onde as
mulheres não podem sair à rua sozinhas, ou no Sudão, para nos ficarmos apenas pelos casos mais recentes. Esqueceu-se também a senhora Mucznick de que quem se prostrou perante Hitler foi o Partido do Centro Católico que lhe votou os plenos poderes (ditadura) e o Pio 12 da Concordata que a ICAR recebeu em troca. Esqueceu-se ainda de que o ser humano não tem nenhuma tendência natural para a prostração ou para rastejar, são as
religiões abraâmicas que o tentam transformar em escravo.

No fundo, o clericalismo judeu é pior do que o católico, embora se dê menos por isso.

68 thoughts on “O clericalismo não é exclusivo dos cristãos”
  • Ateu comunista bolivariano

    Mucznick (pronúncia “Mutchnitsk”, judia polonesa ,imagino…
    Ela é estúpida… deveria ver a aliança da ICAR com Hitler q causou o holocausto…
    Ah… Mucznik deveria se lembrar do “combate” da ICAR aos regimes instalados pela CIA na Am.Latina, Africa e Ásia. Deveria c lembrar do “combate” da igreja protestante ao terrivel regime racista de Pretória e Salisbury(Harare). Do “combate ” da Ig.Ortodoxa ao regime czarista russo, de Antonescu, Papadopoulos e Makarios.

  • Ateu comunista bolivariano

    Mucznick (pronúncia “Mutchnitsk”, judia polonesa ,imagino…
    Ela é estúpida… deveria ver a aliança da ICAR com Hitler q causou o holocausto…
    Ah… Mucznik deveria se lembrar do “combate” da ICAR aos regimes instalados pela CIA na Am.Latina, Africa e Ásia. Deveria c lembrar do “combate” da igreja protestante ao terrivel regime racista de Pretória e Salisbury(Harare). Do “combate ” da Ig.Ortodoxa ao regime czarista russo, de Antonescu, Papadopoulos e Makarios.

  • sempapasnalingua

    Não o disse no comentário anterior, digo-o agora a propósito deste artigo.
    Se o ateismo não aparecesse como um sub-produto das ideias stalinistas e similares, jó os ateus não apresentavam o flanco a ataques como os desta senhora. Infelizmente tem sido doutrina oficial neste site, identificarem marxismo-leninismo com ateismo.
    Veja-se a complacência desta comunidade ateia com as basbaquices tipo ateu-comunista- bolivariano.
    Os horrores e violência que esta ideologia carreou, não devem nada aos que são criticados nas religiões teistas, ao contrário, chegam a ser piores e em muito menos tempo. Mas passa completamente despercebido à generalidade dos ateus domésticos. Claro está, a religiosidade inibe ou cega o pensamento crítico e livre.
    Bem, a diferença entre as religiões do livro e a religião marxista-lenista e suas variantes (o Chavismo por exemplo) reside num pequeno detalhe: para os primeiros os deuses são imaginários, para a segunda os idolotrados deuses são bem reais, facto que os torna por vezes mais perigosos ainda.
    A postura religiosa no seio da corrente ateia, mesmo não sendo de cariz totalitarista, desemboca na mesma tara de cegueira crítica, induzindo à violência gratuita, lesta e atrevida.

  • sempapasnalingua

    Não o disse no comentário anterior, digo-o agora a propósito deste artigo.
    Se o ateismo não aparecesse como um sub-produto das ideias stalinistas e similares, jó os ateus não apresentavam o flanco a ataques como os desta senhora. Infelizmente tem sido doutrina oficial neste site, identificarem marxismo-leninismo com ateismo.
    Veja-se a complacência desta comunidade ateia com as basbaquices tipo ateu-comunista- bolivariano.
    Os horrores e violência que esta ideologia carreou, não devem nada aos que são criticados nas religiões teistas, ao contrário, chegam a ser piores e em muito menos tempo. Mas passa completamente despercebido à generalidade dos ateus domésticos. Claro está, a religiosidade inibe ou cega o pensamento crítico e livre.
    Bem, a diferença entre as religiões do livro e a religião marxista-lenista e suas variantes (o Chavismo por exemplo) reside num pequeno detalhe: para os primeiros os deuses são imaginários, para a segunda os idolotrados deuses são bem reais, facto que os torna por vezes mais perigosos ainda.
    A postura religiosa no seio da corrente ateia, mesmo não sendo de cariz totalitarista, desemboca na mesma tara de cegueira crítica, induzindo à violência gratuita, lesta e atrevida.

  • calhordus

    Nâo sérve de nada procurar os textos escritos por radicais em todas as religiôes monoteiistas.Que eles sejam catòlicos Mahometanos ou judaicos,estes depois de milhares d’anos procuram sempre motivos para fazer a uniâo,ou pelo menos nâo haver discordia entre os povos ou que realisam d’uma maneira perfeita.
    Nâo me lembro pelo momento o nome d’rabin que num livro escréve Éum livro que encontrei em França,onde ele escréve qué com a classe politica que dévem ter as maiores relaçôes.
    À causa que sâo corronpidos.PS Nâo é novidade nenhuma temos os U.S.A como exemplo.Tais como as viboras espéram pelo melhor momento para atacar a sua victima,Os Hassidi nâo deixam brincar as suas crianças com outras de religiôes diferentes. Hoje creio que o mundo nâo teria a mesma piedade que teve no fim da guérra,mesmo se a sua propaganda tivesse sido intensa,Hamburg que jà foi considerada a Jerusalem do norte nos anos 1800 nâo teria a sua riquesa se nâo fosse o trabalho quasi escravo dos judeus Portugueses,vimos que de tempos em tempos uma ou/um judeo tem tensôes a fazer da provocaçâo,sabemdo que a classe politica,é constituida por excrementos humanos,e que é fàcil d’éssa maneira obterem o que desejam.Esquecem que Karl Max éra um judeo onde as suas teorias foram contra o trabalho forçàdo de que a maioria se regala.Foi as guérras entre as suas 72 tribus que os levaram ao que sâo depois de milhares d’anos:e que tudo isso se repita,porque os U.S.A nâo irâo ser fortes eternalmente

  • calhordus

    Nâo sérve de nada procurar os textos escritos por radicais em todas as religiôes monoteiistas.Que eles sejam catòlicos Mahometanos ou judaicos,estes depois de milhares d’anos procuram sempre motivos para fazer a uniâo,ou pelo menos nâo haver discordia entre os povos ou que realisam d’uma maneira perfeita.
    Nâo me lembro pelo momento o nome d’rabin que num livro escréve Éum livro que encontrei em França,onde ele escréve qué com a classe politica que dévem ter as maiores relaçôes.
    À causa que sâo corronpidos.PS Nâo é novidade nenhuma temos os U.S.A como exemplo.Tais como as viboras espéram pelo melhor momento para atacar a sua victima,Os Hassidi nâo deixam brincar as suas crianças com outras de religiôes diferentes. Hoje creio que o mundo nâo teria a mesma piedade que teve no fim da guérra,mesmo se a sua propaganda tivesse sido intensa,Hamburg que jà foi considerada a Jerusalem do norte nos anos 1800 nâo teria a sua riquesa se nâo fosse o trabalho quasi escravo dos judeus Portugueses,vimos que de tempos em tempos uma ou/um judeo tem tensôes a fazer da provocaçâo,sabemdo que a classe politica,é constituida por excrementos humanos,e que é fàcil d’éssa maneira obterem o que desejam.Esquecem que Karl Max éra um judeo onde as suas teorias foram contra o trabalho forçàdo de que a maioria se regala.Foi as guérras entre as suas 72 tribus que os levaram ao que sâo depois de milhares d’anos:e que tudo isso se repita,porque os U.S.A nâo irâo ser fortes eternalmente

  • calhordus

    O sempapas na lingua é um provocador que se vende a nâo importa que ,desde que lhe traga ganhos de nâo importa a espécie e como foram obtidos,mesmo que vai buscar o Chavismo como se fosse uma nova corrente politica.É um indio que ficou farto de ver os seus compatriotas serem roubados pelos Estado-Unidenses:antes de continuar vai por esse pais fora e vê a miséria no seu estado bruto ok continuamos,Tens o Fidel que transformou o seu pais que antes Éra um Bordél Internacional pertencendo À MAFIA,e aos JUDEOS,OU NÂO CONHÉCES A HISTÒRIA,é verdade estàs aqui sò para fazeres mérda como outros revolucionàrios iguais,vou acabar em te demonstrando o que é a democracia,é o Portugues que fez vir de Portugal trabalhadores a um passo da escravidâoé10 DE PRIÇÂO MAIS 2 MILHÔES DE DOLARS DE MULTA,agòra toma bem nota é posivel que no movimento Atheu encontres uma pérola estragada mas em milhares é quase inapercebido,nas religiôes sâo todos os chefes que o sâo se ainda nâo os vistes é porque tens os olhos croches como eles OK

  • calhordus

    O sempapas na lingua é um provocador que se vende a nâo importa que ,desde que lhe traga ganhos de nâo importa a espécie e como foram obtidos,mesmo que vai buscar o Chavismo como se fosse uma nova corrente politica.É um indio que ficou farto de ver os seus compatriotas serem roubados pelos Estado-Unidenses:antes de continuar vai por esse pais fora e vê a miséria no seu estado bruto ok continuamos,Tens o Fidel que transformou o seu pais que antes Éra um Bordél Internacional pertencendo À MAFIA,e aos JUDEOS,OU NÂO CONHÉCES A HISTÒRIA,é verdade estàs aqui sò para fazeres mérda como outros revolucionàrios iguais,vou acabar em te demonstrando o que é a democracia,é o Portugues que fez vir de Portugal trabalhadores a um passo da escravidâoé10 DE PRIÇÂO MAIS 2 MILHÔES DE DOLARS DE MULTA,agòra toma bem nota é posivel que no movimento Atheu encontres uma pérola estragada mas em milhares é quase inapercebido,nas religiôes sâo todos os chefes que o sâo se ainda nâo os vistes é porque tens os olhos croches como eles OK

  • calhordus

    sempapas nalingua antes de me escreveres pensa no padre que foi condenado à perpétuidade por ter morto 7 humanos e torturado mais que trinta,conta os padres Chilenos e o cardeal que morreu na priçâo depois de ter levado um a sova !!Éra pedòfilo o outro que fugio para o Vaticano,e os milhôes que estâo preparados para nòvas causas,toma bem nota antes de escreveres pensa no que fizéram de bom,sem terem feito MAL OK

  • calhordus

    sempapas nalingua antes de me escreveres pensa no padre que foi condenado à perpétuidade por ter morto 7 humanos e torturado mais que trinta,conta os padres Chilenos e o cardeal que morreu na priçâo depois de ter levado um a sova !!Éra pedòfilo o outro que fugio para o Vaticano,e os milhôes que estâo preparados para nòvas causas,toma bem nota antes de escreveres pensa no que fizéram de bom,sem terem feito MAL OK

  • filipe_roque

    «“Se não tiveres Deus”, afirma T.S. Eliot, “terás de te prostrar perante Hitler ou Estaline.”

    O Deus Islamo-judaico-Cristão não é mais do que um Hitler ou Estaline com uma aura de divindade. È só olhar para os livros ditos sagrados e constatar a lista de massacres e de mortes perpetuados por DEUS.

  • filipe_roque

    «“Se não tiveres Deus”, afirma T.S. Eliot, “terás de te prostrar perante Hitler ou Estaline.”

    O Deus Islamo-judaico-Cristão não é mais do que um Hitler ou Estaline com uma aura de divindade. È só olhar para os livros ditos sagrados e constatar a lista de massacres e de mortes perpetuados por DEUS.

  • Antonio Parente

    Estimado Ricardo Alves

    Em primeiro lugar votos de muita saúde, sucesso profissional e pessoal durante 2008.

    Penso que deveria reflectir no texto que escreveu e fazer alguma auto-crítica. Aquilo que imputa à Esther – fanatismo, etc – aplica-se integralmente ao Ricardo Alves.

    Ademais o “laicismo” não tem proprietários. Infelizmente um conjunto de cidadãos entendem ser os guardiãos sagrados de uma coisa que apelidaram laicismo mas que, na minha controversa opinião, se confunde mais com fanatismo extremista intolerante.

    Despeço-me reiterando os votos de um excelente 2008 e apresentando os meus mais elevados e respeitosos cumprimentos,

  • Antonio Parente

    Estimado Ricardo Alves

    Em primeiro lugar votos de muita saúde, sucesso profissional e pessoal durante 2008.

    Penso que deveria reflectir no texto que escreveu e fazer alguma auto-crítica. Aquilo que imputa à Esther – fanatismo, etc – aplica-se integralmente ao Ricardo Alves.

    Ademais o “laicismo” não tem proprietários. Infelizmente um conjunto de cidadãos entendem ser os guardiãos sagrados de uma coisa que apelidaram laicismo mas que, na minha controversa opinião, se confunde mais com fanatismo extremista intolerante.

    Despeço-me reiterando os votos de um excelente 2008 e apresentando os meus mais elevados e respeitosos cumprimentos,

  • Alberto

    Acreditar, confiar, ajudar, compartilhar, encorajar, compreender, interessar-se, sentir, tocar, dar, orar. Amor é comunicação. Amor é uma emoção. O Amor é ardente, vivo, vibrante e caloroso! O Amor é algo que fica cada vez melhor!
    O Amor é a maior necessidade do Homem, por isso, o Amor é o maior serviço que se pode prestar ao Homem. O Amor é espiritual, mas é manifestado fisicamente. O Amor vê-se ao ser posto em prática. O Amor é ter consideração. O Amor é constante! Para ele não há horas nem dias! O Amor é sempre dar um jeito. O Amor é dar tudo. O Amor é raro quando é Amor altruísta. O Amor não tem preço. O Amor tem recompensa em si mesmo.
    Amor é não magoar ninguém. Amor é escolher sofrer e sair magoado para poder ajudar os outros. Amor é coragem, Amor é sacrifício total! O Amor nunca é em vão: mais cedo ou mais tarde sempre produz efeito. O Amor é para sempre.
    O Amor é você pedir desculpas. O Amor perdoa sem pensar duas vezes. O Amor é humilhante. As pessoas que amam de verdade são verdadeiramente humildes. Amor é o Nome de Deus! Amor é o poder de Deus! Amor é Deus! Deus é Amor! O supremo Amor de Deus é Jesus! (1João 4:8,9)

  • Alberto

    Acreditar, confiar, ajudar, compartilhar, encorajar, compreender, interessar-se, sentir, tocar, dar, orar. Amor é comunicação. Amor é uma emoção. O Amor é ardente, vivo, vibrante e caloroso! O Amor é algo que fica cada vez melhor!
    O Amor é a maior necessidade do Homem, por isso, o Amor é o maior serviço que se pode prestar ao Homem. O Amor é espiritual, mas é manifestado fisicamente. O Amor vê-se ao ser posto em prática. O Amor é ter consideração. O Amor é constante! Para ele não há horas nem dias! O Amor é sempre dar um jeito. O Amor é dar tudo. O Amor é raro quando é Amor altruísta. O Amor não tem preço. O Amor tem recompensa em si mesmo.
    Amor é não magoar ninguém. Amor é escolher sofrer e sair magoado para poder ajudar os outros. Amor é coragem, Amor é sacrifício total! O Amor nunca é em vão: mais cedo ou mais tarde sempre produz efeito. O Amor é para sempre.
    O Amor é você pedir desculpas. O Amor perdoa sem pensar duas vezes. O Amor é humilhante. As pessoas que amam de verdade são verdadeiramente humildes. Amor é o Nome de Deus! Amor é o poder de Deus! Amor é Deus! Deus é Amor! O supremo Amor de Deus é Jesus! (1João 4:8,9)

  • Abrasivus

    Redacção: O amor

    O amor é muito bonito.
    Acho que todos deviam usar mais o amor.
    Gosto muito do amor.

    http://video.google.com/videoplay?docid=6601758308058391479&q=bible+god+kills&total=585&start=0&num=10&so=0&type=search&plindex=9

  • Abrasivus

    Redacção: O amor

    O amor é muito bonito.
    Acho que todos deviam usar mais o amor.
    Gosto muito do amor.

    http://video.google.com/videoplay?docid=6601758308058391479&q=bible+god+kills&total=585&start=0&num=10&so=0&type=search&plindex=9

  • Ateu comunista bolivariano

    é mesmo, sem papas??? e qual sua ideologia?? capitalismo???? antes de falar mal de minha ideologia.. olhe pra sua!!!

  • Ateu comunista bolivariano

    é mesmo, sem papas??? e qual sua ideologia?? capitalismo???? antes de falar mal de minha ideologia.. olhe pra sua!!!

  • twiggysp

    Alberto, concordo com muita coisa que acaba de dizer…mas definidamente, deus não é amor, é crime, ódio, repressão, opressão…

  • twiggysp

    Alberto, concordo com muita coisa que acaba de dizer…mas definidamente, deus não é amor, é crime, ódio, repressão, opressão…

  • Alberto

    Estas coisas que mencionou, twiggy, são coisas dos homens que não conhecem Deus. Ainda que afirmem conhecê-lO, e até louvarem-nO com seus lábios, seus corações estão distantes de Deus

  • Alberto

    Estas coisas que mencionou, twiggy, são coisas dos homens que não conhecem Deus. Ainda que afirmem conhecê-lO, e até louvarem-nO com seus lábios, seus corações estão distantes de Deus

  • Verissimo

    O Alberto ama Deus. O Alberto vive com Deus. O Alberto faz amor com Deus. O Alberto vive para Deus.O Alberto vive para servir Deus. O Alberto é escravo de Deus.O Alberto pertence a Deus.

    Então porque raio vem ele p’rá qui chatear?

  • Verissimo

    O Alberto ama Deus. O Alberto vive com Deus. O Alberto faz amor com Deus. O Alberto vive para Deus.O Alberto vive para servir Deus. O Alberto é escravo de Deus.O Alberto pertence a Deus.

    Então porque raio vem ele p’rá qui chatear?

  • kavkaz

    Veríssimo

    O “Deus” do Alberto é o “Diário Ateísta” !

  • kavkaz

    Veríssimo

    O “Deus” do Alberto é o “Diário Ateísta” !

  • Alberto

    Onde são grandes as trevas, mais a luz resplandecerá.

  • Alberto

    Onde são grandes as trevas, mais a luz resplandecerá.

  • Carpinteiro

    «“Se não tiveres Deus”, afirma T.S. Eliot, “terás de te prostrar perante Hitler ou Estaline.”»

    Realmente, quem envereda pela servidão não concebe outra forma existencial.

    Eu prefiro J.M. Fonollosa:

    «… Sí. Es innoble actitud arrodillarse
    delante de otro ser, cuando el sujeto
    es pasivo. Mas no si éste es activo.

    Porque hay una excepción en que es victoria,
    gozo y satisfacción esta postura:
    cuando el sexo la exige ansiosamente.

    Entonces es divino arrodillarse.»

  • Carpinteiro

    «“Se não tiveres Deus”, afirma T.S. Eliot, “terás de te prostrar perante Hitler ou Estaline.”»

    Realmente, quem envereda pela servidão não concebe outra forma existencial.

    Eu prefiro J.M. Fonollosa:

    «… Sí. Es innoble actitud arrodillarse
    delante de otro ser, cuando el sujeto
    es pasivo. Mas no si éste es activo.

    Porque hay una excepción en que es victoria,
    gozo y satisfacción esta postura:
    cuando el sexo la exige ansiosamente.

    Entonces es divino arrodillarse.»

  • Jose Moreira

    Eu sei que nada tem que ver com o assunto, mas o link abaixo dá direito a uma série de perguntas:
    – Então, sempre é verdade que há padres que abusam de menores?
    – Quais serão os efeitos das missas que passarão a ser rezadas?
    – O que diz o bispo de Tenerife acerca do assunto? Porque, se há jovens que até provocam, eles também têm direito a missa?
    – Não seria mais viável rezar missas para que a padralhada perdesse a potência sexual? Ou será que o poder de Deus não chega a tanto?

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=74409

  • Jose Moreira

    Eu sei que nada tem que ver com o assunto, mas o link abaixo dá direito a uma série de perguntas:
    – Então, sempre é verdade que há padres que abusam de menores?
    – Quais serão os efeitos das missas que passarão a ser rezadas?
    – O que diz o bispo de Tenerife acerca do assunto? Porque, se há jovens que até provocam, eles também têm direito a missa?
    – Não seria mais viável rezar missas para que a padralhada perdesse a potência sexual? Ou será que o poder de Deus não chega a tanto?

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=74409

  • twiggysp

    Sim Alberto…são coisas, não dos Homens (que machismo…tal como os ensinamentos religiosos, completamente misógenos!!), mas sim da Humanidade, principalmente daqueles que se deram ao trabalho (ou falta dele, pois se o tivessem teriam muito melhor em que pensar!!) de escrever as balelas que se encontram em diversos livros, tais como a Bíblia, o Corão, ou o livro de Mormón. São esses dizeres que mostram aquilo que deus é, e aquilo que pretendem passar às pessoas (e pior que ser cego, é poder ver e não querer)…e melhor que eu a caracterizar Deus (para a mim a melhor caracterização dessa personagem de ficção) somente Richard Dawkins; deus não é amor, é: “um ciumento e orgulhoso de o ser; um mesquinho, injusto e implacável fanático do controlo; responsável vingativo e sanguinário por actos de limpeza étnica; um tiranete homofóbico, racista, infanticida, genocida, filicida, pestilento, megalomaníaco, sadomasoquista e caprichosamente malévolo”.

  • twiggysp

    Sim Alberto…são coisas, não dos Homens (que machismo…tal como os ensinamentos religiosos, completamente misógenos!!), mas sim da Humanidade, principalmente daqueles que se deram ao trabalho (ou falta dele, pois se o tivessem teriam muito melhor em que pensar!!) de escrever as balelas que se encontram em diversos livros, tais como a Bíblia, o Corão, ou o livro de Mormón. São esses dizeres que mostram aquilo que deus é, e aquilo que pretendem passar às pessoas (e pior que ser cego, é poder ver e não querer)…e melhor que eu a caracterizar Deus (para a mim a melhor caracterização dessa personagem de ficção) somente Richard Dawkins; deus não é amor, é: “um ciumento e orgulhoso de o ser; um mesquinho, injusto e implacável fanático do controlo; responsável vingativo e sanguinário por actos de limpeza étnica; um tiranete homofóbico, racista, infanticida, genocida, filicida, pestilento, megalomaníaco, sadomasoquista e caprichosamente malévolo”.

  • twiggysp

    Já agora…estava eu a ler a revista ” Os meus livros” deste mês, quando reparo numa citação da senhora Becky Fisher, uma animadora do campo de férias Kids on Fire, a propósito do documentário Jesus Camp. Essa senhora, que em príncipio lidará, e ensinará crianças, proferiu as seguintes palavras: ” Se fosse no Antigo Testamento, o Harry Potter teria de ser executado! Não transformamos feiticeiros em heróis.”

    Decidi procurar no you tube o trailer desse documentário:

    http://www.youtube.com/watch?v=y_EKHK1C2IE

    e o que vi deixou realmente atordoado com a doença mental dessas pessoas!!!!!!!!!!! Como é possível aquelas crianças, tão jovens, e ainda sem capacidades de decisão e opinião sobre um tema tão complexo como a religião, serem criminalizadas (sim, para mim aquilo que se passa ali é crime) e mentalmente brutalizadas com doutrinas putridas!!! é VERGONHOSO!!!

    E depois vêm para cá dizer que deus é amor!!!LOL a atender pelas palavras da senhora Fisher teremos um futuro brilhante, as nossas crianças serão uns psicopatas religiosos e fanáticos!!

  • twiggysp

    Já agora…estava eu a ler a revista ” Os meus livros” deste mês, quando reparo numa citação da senhora Becky Fisher, uma animadora do campo de férias Kids on Fire, a propósito do documentário Jesus Camp. Essa senhora, que em príncipio lidará, e ensinará crianças, proferiu as seguintes palavras: ” Se fosse no Antigo Testamento, o Harry Potter teria de ser executado! Não transformamos feiticeiros em heróis.”

    Decidi procurar no you tube o trailer desse documentário:

    http://www.youtube.com/watch?v=y_EKHK1C2IE

    e o que vi deixou realmente atordoado com a doença mental dessas pessoas!!!!!!!!!!! Como é possível aquelas crianças, tão jovens, e ainda sem capacidades de decisão e opinião sobre um tema tão complexo como a religião, serem criminalizadas (sim, para mim aquilo que se passa ali é crime) e mentalmente brutalizadas com doutrinas putridas!!! é VERGONHOSO!!!

    E depois vêm para cá dizer que deus é amor!!!LOL a atender pelas palavras da senhora Fisher teremos um futuro brilhante, as nossas crianças serão uns psicopatas religiosos e fanáticos!!

  • Alberto

    Twiggy, você não está ligando o nome à pessoa. Tudo que sabe de Deus é por ouvir falar, geralmente de fontes não confiáveis, como esta professora que descreve. Venha conhecer O Senhor pessoalmente, Ele é muito diferente do que dizem os falsos adoradores. Agora mesmo li num blog o Ricardo Silvestre protestando pelas mortes em um incêndio: Ele pensa que Deus tem que ser como ele (Ricardo) quer, ou pensa, ou imagina. Deus tem uma personalidade muito forte. Gosta de quem Ele gosta, e detesta a quem Ele detesta. Não se inventa uma pessoa que existe. Ele é como Ele é. E quando se diz os homens, está se aliviando a barra das mulheres, porque as mulheres seguem os homens. Se não, veja como mulher de bandido cai na bandidagem, e mulher de político entra na política, etc. Não é machismo. Os homens são a liderança, para o bem ou para o mal.

  • Alberto

    Twiggy, você não está ligando o nome à pessoa. Tudo que sabe de Deus é por ouvir falar, geralmente de fontes não confiáveis, como esta professora que descreve. Venha conhecer O Senhor pessoalmente, Ele é muito diferente do que dizem os falsos adoradores. Agora mesmo li num blog o Ricardo Silvestre protestando pelas mortes em um incêndio: Ele pensa que Deus tem que ser como ele (Ricardo) quer, ou pensa, ou imagina. Deus tem uma personalidade muito forte. Gosta de quem Ele gosta, e detesta a quem Ele detesta. Não se inventa uma pessoa que existe. Ele é como Ele é. E quando se diz os homens, está se aliviando a barra das mulheres, porque as mulheres seguem os homens. Se não, veja como mulher de bandido cai na bandidagem, e mulher de político entra na política, etc. Não é machismo. Os homens são a liderança, para o bem ou para o mal.

  • Abrasivus

    Caro Alberto,

    «Deus tem uma personalidade muito forte. Gosta de quem Ele gosta, e detesta a quem Ele detesta. Não se inventa uma pessoa que existe. Ele é como Ele é..»

    Pelo que entendo do que afirma, entre uma qualquer manifestação do seu deus e um qualquer acontecimento aleatório na Natureza, não existe qualquer diferença.
    Assim, porque é que então não chamam à vontade de deus aquilo que aparenta ser, ou seja, apenas eventos aleatórios da Natureza?

  • Abrasivus

    Caro Alberto,

    «Deus tem uma personalidade muito forte. Gosta de quem Ele gosta, e detesta a quem Ele detesta. Não se inventa uma pessoa que existe. Ele é como Ele é..»

    Pelo que entendo do que afirma, entre uma qualquer manifestação do seu deus e um qualquer acontecimento aleatório na Natureza, não existe qualquer diferença.
    Assim, porque é que então não chamam à vontade de deus aquilo que aparenta ser, ou seja, apenas eventos aleatórios da Natureza?

  • Alberto

    Abrasivus, nada é aleatório. Deus está no controle de tudo. A justiça d’Ele é que faz a chuva cair tanto na terra do justo quanto na do ímpio.

  • Alberto

    Abrasivus, nada é aleatório. Deus está no controle de tudo. A justiça d’Ele é que faz a chuva cair tanto na terra do justo quanto na do ímpio.

  • Alberto

    Ninguém jamais conseguirá compreender totalmente a Deus. É impossível, pois Ele diz: “Os Meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos. Assim como os céus são mais altos do que a Terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isa.55:9) Então, desista de querer explicar Deus! Pare de tentar entendê-Lo! Pare de tentar entender como Ele funciona, desmontá-Lo e analisá-Lo! Simplesmente aceite-O e aceite a Sua Palavra por fé!
    Jesus tentou simplificar a coisa, dizendo: “Se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no Reino dos Céus.” (Mat.18:3) Um bebê é uma ótima ilustração disso! Uma criancinha entende Deus melhor do que a maioria dos adultos! Até mesmo antes dela aprender a falar, ela entende o amor, a coisa mais simples e contudo a mais profunda do mundo! Mas que bebêzinho entende a sua mãe, seu pai, como ele nasceu e tudo sobre a vida? Ele simplesmente sente o amor deles, aceita-o e recebe-o!
    É tudo tão simples que muitas pessoas simplesmente não conseguem acreditar! O Amor de Deus, como o amor de qualquer pai, é simples assim! É apenas uma questão de fé. É impossível entender totalmente a Deus e o Seu Amor. Mas é possível recebê-Lo e amá-Lo também!

  • Alberto

    Ninguém jamais conseguirá compreender totalmente a Deus. É impossível, pois Ele diz: “Os Meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos. Assim como os céus são mais altos do que a Terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isa.55:9) Então, desista de querer explicar Deus! Pare de tentar entendê-Lo! Pare de tentar entender como Ele funciona, desmontá-Lo e analisá-Lo! Simplesmente aceite-O e aceite a Sua Palavra por fé!
    Jesus tentou simplificar a coisa, dizendo: “Se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no Reino dos Céus.” (Mat.18:3) Um bebê é uma ótima ilustração disso! Uma criancinha entende Deus melhor do que a maioria dos adultos! Até mesmo antes dela aprender a falar, ela entende o amor, a coisa mais simples e contudo a mais profunda do mundo! Mas que bebêzinho entende a sua mãe, seu pai, como ele nasceu e tudo sobre a vida? Ele simplesmente sente o amor deles, aceita-o e recebe-o!
    É tudo tão simples que muitas pessoas simplesmente não conseguem acreditar! O Amor de Deus, como o amor de qualquer pai, é simples assim! É apenas uma questão de fé. É impossível entender totalmente a Deus e o Seu Amor. Mas é possível recebê-Lo e amá-Lo também!

  • Abrasivus

    Caro Alberto,

    A segurança da sua afirmação faz-me lembrar uma outra frase proferida com idêntica firmeza por um outro Alberto.
    Desta feita, Albert Einstein quando disse: «Deus não joga aos dados».

    Tal como provavelmente saberá, esta afirmação foi proferida no contexto da aceitação ou reprovação do modelo matemático proposto por Neils Boor para descrever o que acontece num átomo e a nível sub-atómico, onde por exemplo, se atribuiram funções de distribuição de probabilidades na caracterização das órbitas dos electrões.

    A ideia de Einstein, cujo o sonho era conhecer a “alma de deus”, era a existência de um modelo matemático determinístico, elegante e rigoroso na descrição da Natureza.
    Para Einstein, não havia lugar na “alma de deus” para aleatoriadades (tal como para si) e tudo teria de ter possuir um desígnio.

    Posteriormente, Niels Boor repondeu-lhe mais ou menos isto:
    «Quem julga ser Einstein para dizer o que deus faz ou não faz»

    Com o passar do tempo, constatamos que os modelos matemáticos propostos na altura e posteriormente refinados no que se designa genéricamente como física quântica, conseguem descrever com uma precisão impressionante o que acontece na Natureza a nível sub-atómico.

    A física quântica pode parecer completamente incompreessível e não intuitiva, mas o seu triunfo na precisão da descrição da Natureza é absolutamente irrefutável.
    O frenesim quântico que existe a nível sub-atómico e à escala da dimensão de Planck é constituido basicamente por aleatoridades.
    Nada a essa escala é determinístico.
    O Alberto tal como eu vivemos num mundo rodeados de electrônica de consumo, cujo funcionamento (Ex:um transistor) obedece a leis da física quântica onde a aleatoriadade dos eventos lhe é intríseca.

    De tal forma o triunfo da física quântica é inegável que há relativamente pouco tempo o físico e cosmólogo Stephen Hawking dentro do mesmo contexto e como resposta a Einstein, afirmou mais ou menos o seguinte:
    «Deus não só joga aos dados, como os lança para sítios aos quais não temos acesso»

    Assim caro Alberto, lamento desapontá-lo, mas a Natureza tal como Ela, é apenas uma sopa de resultados aleatórios onde nos encontramos mergulhados.
    Assim sendo, nada está escrito, nem sequer quanta chuva vai cair no horta do ímpio, e muito menos será consequência de alguma “consciência superior mística”

    PS: Há quem desista de tentar compreender o que o rodeia e se ajoelhe perante mentiras, e os outros que não. Paciência!….

  • Abrasivus

    Caro Alberto,

    A segurança da sua afirmação faz-me lembrar uma outra frase proferida com idêntica firmeza por um outro Alberto.
    Desta feita, Albert Einstein quando disse: «Deus não joga aos dados».

    Tal como provavelmente saberá, esta afirmação foi proferida no contexto da aceitação ou reprovação do modelo matemático proposto por Neils Boor para descrever o que acontece num átomo e a nível sub-atómico, onde por exemplo, se atribuiram funções de distribuição de probabilidades na caracterização das órbitas dos electrões.

    A ideia de Einstein, cujo o sonho era conhecer a “alma de deus”, era a existência de um modelo matemático determinístico, elegante e rigoroso na descrição da Natureza.
    Para Einstein, não havia lugar na “alma de deus” para aleatoriadades (tal como para si) e tudo teria de ter possuir um desígnio.

    Posteriormente, Niels Boor repondeu-lhe mais ou menos isto:
    «Quem julga ser Einstein para dizer o que deus faz ou não faz»

    Com o passar do tempo, constatamos que os modelos matemáticos propostos na altura e posteriormente refinados no que se designa genéricamente como física quântica, conseguem descrever com uma precisão impressionante o que acontece na Natureza a nível sub-atómico.

    A física quântica pode parecer completamente incompreessível e não intuitiva, mas o seu triunfo na precisão da descrição da Natureza é absolutamente irrefutável.
    O frenesim quântico que existe a nível sub-atómico e à escala da dimensão de Planck é constituido basicamente por aleatoridades.
    Nada a essa escala é determinístico.
    O Alberto tal como eu vivemos num mundo rodeados de electrônica de consumo, cujo funcionamento (Ex:um transistor) obedece a leis da física quântica onde a aleatoriadade dos eventos lhe é intríseca.

    De tal forma o triunfo da física quântica é inegável que há relativamente pouco tempo o físico e cosmólogo Stephen Hawking dentro do mesmo contexto e como resposta a Einstein, afirmou mais ou menos o seguinte:
    «Deus não só joga aos dados, como os lança para sítios aos quais não temos acesso»

    Assim caro Alberto, lamento desapontá-lo, mas a Natureza tal como Ela, é apenas uma sopa de resultados aleatórios onde nos encontramos mergulhados.
    Assim sendo, nada está escrito, nem sequer quanta chuva vai cair no horta do ímpio, e muito menos será consequência de alguma “consciência superior mística”

    PS: Há quem desista de tentar compreender o que o rodeia e se ajoelhe perante mentiras, e os outros que não. Paciência!….

  • Jose Moreira

    Abrasivus:
    Desculpe lá, mas isso é muito complicado. Acho que é muito mais simples dizer “foi deus” do que tentar compreender certas coisas. Já aqui disse que uma farmacêutica me garantiu que a cura para uma minha doença se deveu à “nossa senhora”. Fiquei pior que estragado, não porque duvidasse, mas pelo dinheiro que gastei, inutilmente, em medicamentos.
    Por isso é que há tantos médicos sem emprego: a “nossa senhora” resolve tudo…

  • Jose Moreira

    Abrasivus:
    Desculpe lá, mas isso é muito complicado. Acho que é muito mais simples dizer “foi deus” do que tentar compreender certas coisas. Já aqui disse que uma farmacêutica me garantiu que a cura para uma minha doença se deveu à “nossa senhora”. Fiquei pior que estragado, não porque duvidasse, mas pelo dinheiro que gastei, inutilmente, em medicamentos.
    Por isso é que há tantos médicos sem emprego: a “nossa senhora” resolve tudo…

  • kavkaz

    José Moreira

    Não sabia que teve problemas de saúde.

    Quero manifestar-lhe a minha alegria e satisfação por saber que recuperou e pode voltar a este bom convívio no DA.

    Um abraço.

  • kavkaz

    José Moreira

    Não sabia que teve problemas de saúde.

    Quero manifestar-lhe a minha alegria e satisfação por saber que recuperou e pode voltar a este bom convívio no DA.

    Um abraço.

  • Abrasivus

    Caro José Moreira,

    Desejo francas melhoras!

    E no fundo, tem razão!
    Para quê nos esforçarmos?
    Gastar fortunas nas farmácias?
    E com tanto passeio para fazer…
    A divindade ou gosta de nós, ou não gosta, vá-se lá saber porquê, e ponto.

    Abraço

  • Abrasivus

    Caro José Moreira,

    Desejo francas melhoras!

    E no fundo, tem razão!
    Para quê nos esforçarmos?
    Gastar fortunas nas farmácias?
    E com tanto passeio para fazer…
    A divindade ou gosta de nós, ou não gosta, vá-se lá saber porquê, e ponto.

    Abraço

  • Alberto

    Caro José Moreira. Quando lhe perguntei há bastante tempo se tinha sentido a melhora, você disse que esta doença não melhorava, apenas se estabilizava. Mas eu sabia que havia melhorado, porque eu pedí a Deus para curá-lo, em nome de Jesus, para que lhe servisse de sinal. Acredite se quiser, orei também pelo Calhordus, e sei que ele não precisa mais daqueles remédios que tomava, ainda que negue e não dê o braço a torcer. Fico feliz por você e agradeço a Deus por Jesus.

  • Alberto

    Caro José Moreira. Quando lhe perguntei há bastante tempo se tinha sentido a melhora, você disse que esta doença não melhorava, apenas se estabilizava. Mas eu sabia que havia melhorado, porque eu pedí a Deus para curá-lo, em nome de Jesus, para que lhe servisse de sinal. Acredite se quiser, orei também pelo Calhordus, e sei que ele não precisa mais daqueles remédios que tomava, ainda que negue e não dê o braço a torcer. Fico feliz por você e agradeço a Deus por Jesus.

  • kavkaz

    O Alberto é curandeiro, ao que parece, pelo que nos conta…

    Deita umas rezas e resolve os problemas que “Deus” criou !

    O Alberto deveria “dungar” no seu “Deus” por ter feito o homem à imagem “Dele” todo cheio de defeitos e maleitas e a criar bolor mais cedo ou mais tarde ! Então o seu “Deus” não soube “criar” uma coisa com qualidade e que durasse eternamente, como “Ele” ? Só soube fazer a imagem igual ? E a qualidade e a duração ?

    Não percebi a razão pela qual as orações do Alberto tiverram êxito no Joé Moreira e falharam com o calhordus… Será que o Alberto trocou as orações para o calhordus ?

  • kavkaz

    O Alberto é curandeiro, ao que parece, pelo que nos conta…

    Deita umas rezas e resolve os problemas que “Deus” criou !

    O Alberto deveria “dungar” no seu “Deus” por ter feito o homem à imagem “Dele” todo cheio de defeitos e maleitas e a criar bolor mais cedo ou mais tarde ! Então o seu “Deus” não soube “criar” uma coisa com qualidade e que durasse eternamente, como “Ele” ? Só soube fazer a imagem igual ? E a qualidade e a duração ?

    Não percebi a razão pela qual as orações do Alberto tiverram êxito no Joé Moreira e falharam com o calhordus… Será que o Alberto trocou as orações para o calhordus ?

  • Alberto

    Trocou nada. Quando eu falei com ele, na época, e disse que ele não precisava mais dos remédios, ele disse que era por obra de bons médicos que o assistiam, e dos avanços da medicina. Talvez ele se lembre. ( Se lembrar , mais outro milagre.)

  • Alberto

    Trocou nada. Quando eu falei com ele, na época, e disse que ele não precisava mais dos remédios, ele disse que era por obra de bons médicos que o assistiam, e dos avanços da medicina. Talvez ele se lembre. ( Se lembrar , mais outro milagre.)

  • kavkaz

    Alberto

    Mas você disse que rezou pelas melhoras do calhordus e afirma que ele ainda está doente. As suas rezas falharam com o calhordus porquê ? Funcionaram bem, disse você, com o José Moreira e falharam com o calhordus ? Enganou-se na primeira ou na segunda vez nas rezas ?

    – O que é que correu mal ?

  • kavkaz

    Alberto

    Mas você disse que rezou pelas melhoras do calhordus e afirma que ele ainda está doente. As suas rezas falharam com o calhordus porquê ? Funcionaram bem, disse você, com o José Moreira e falharam com o calhordus ? Enganou-se na primeira ou na segunda vez nas rezas ?

    – O que é que correu mal ?

  • Alberto

    Rezar é coisa de católicos. É repetir mantras que jamais serão ouvidos.
    Orar é falar com Deus. Eu orei a Deus e pedí que curasse o Manuel de sus crises de epilepsia. Pedí em nome de Jesus, e crí que fui atendido.
    Falei com Calhordus, e ele reconheceu que não estava mais precisando dos remédios, mas que isso se devia aos ótimos profissionais que o atendiam.
    Quanto à doideira dele, repreendí o espírito malígno que se apossava dele, e ele melhorou uns tempos. Depois voltou à lama, como a porca lavada.

  • Alberto

    Rezar é coisa de católicos. É repetir mantras que jamais serão ouvidos.
    Orar é falar com Deus. Eu orei a Deus e pedí que curasse o Manuel de sus crises de epilepsia. Pedí em nome de Jesus, e crí que fui atendido.
    Falei com Calhordus, e ele reconheceu que não estava mais precisando dos remédios, mas que isso se devia aos ótimos profissionais que o atendiam.
    Quanto à doideira dele, repreendí o espírito malígno que se apossava dele, e ele melhorou uns tempos. Depois voltou à lama, como a porca lavada.

  • kavkaz

    Alberto

    Você não reza, mas ora. O.K., seja orar para si ! Não vejo muito bem a diferença… mas, também “isso agora não interessa nada” !

    Então o calhordus tem um espírito maligno e ele não sabia de nada !

    Bom, se for só um espírito maligno é capaz de não ser muito ! Deixe lá… Há por aí boa gente a precisar bem mais de tratamento que ele ! Aposto !

  • kavkaz

    Alberto

    Você não reza, mas ora. O.K., seja orar para si ! Não vejo muito bem a diferença… mas, também “isso agora não interessa nada” !

    Então o calhordus tem um espírito maligno e ele não sabia de nada !

    Bom, se for só um espírito maligno é capaz de não ser muito ! Deixe lá… Há por aí boa gente a precisar bem mais de tratamento que ele ! Aposto !

  • Fantasma

    Heheheh excelente e douta resposta a esta senhora muczzz não sei quê que enfiou bem os pés pelas mãos. Parabéns ao amigo Ricardo Alves! heurr… parece que as caixas de comentário têm custado a desparasitar hem..

  • Fantasma

    Heheheh excelente e douta resposta a esta senhora muczzz não sei quê que enfiou bem os pés pelas mãos. Parabéns ao amigo Ricardo Alves! heurr… parece que as caixas de comentário têm custado a desparasitar hem..

You must be logged in to post a comment.