Loading

Apocalipse now – versão islâmica

Os quatro cavaleiros do Apocalipse de Albrecht Dürer

Via outro blog ateísta americano fiquei a saber não só que existe uma versão islâmica do Apocalipse como o actual presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, é um crente fervoroso na proximidade do Yawm al-Qiyamah, o dia do Juízo Final.

O dito juízo final, quando os crentes serão ressuscitados e os infiéis enviados para as profundas do Inferno, é precedido pelo Armagedão e pela volta do messias, Mahdi – para os shiitas o décimo segundo iman, uma espécie de D. Sebastião em animação suspensa, ou antes, ocultação divina, desde finais do século IX.

O Mahdi derrotará Dajjal (o anti-cristo) e estabelecerá o império de Allah na Terra. Uma versão decalcada da escatologia cristã, a única diferença, para além da identidade do messias e da versão das religiões do livro que dominará a Terra, reside em quem são os «justos» que serão arrebatados e quais os infiéis castigados.

Assim, para além dos fanáticos cristãos que rejubilam com o actual conflito entre Israel e o Líbano, temos ainda outros fanáticos apocalípticos do livro que o enunciam igualmente como augúrio vaticinado da volta do respectivo Messias.

De facto, no shiismo radical, a crença na vinda do Mahdi tornou-se um dos aspectos centrais da fé, tendo o termo Mahdaviat, «a crença e o esforço de preparação para a chegada do Mahdi», assumido proporções inimagináveis há uns escassos anos. Especialmente nos membros da Hojjatieh Society que pretendem dar uma ajudadinha a Allah no estabelecimento das condições propícias ao regresso do Mahdi.

A Hojjatieh, Hojatiyeh ou Hojatiyeh Mahdaviyeh Society, antes da revolução islâmica a Anjuman-í-Tablighat-í-Islami, acredita que o regresso do 12º imam pode ser apressado pela «criação do caos na Terra».

Fundada em 1953 essencialmente para combater os Baha’i no Irão [para os Baha’i, Mahdi é Báb o percursor de Baha’u’llah, o fundador desta variante do islamismo] esta sociedade foi banida no Irão nos primórdios da Revolução Islâmica, em 1983.

Embora a sociedade permaneça semi-clandestina, Ahmadinejad tem deixado claro o seu imenso respeito pelo Ayatollah Mohammad Taghi Mesbah-Yazdi, ligado à escola teológica Haqqani, uma escola Hojjatieh em Qom. De igual forma, desde que tomou posse praticamente todos os seus discursos estão recheados de referências à volta do 12º iman.

(continua)


6 thoughts on “Apocalipse now – versão islâmica”
  • karls

    ola amigo, eu sou muçulmano, deixa eu te explicar :

    Apocalipse é um livro biblico que na cultura popular virou sinonimo de “fim do mundo” mais não é, é um livro de pregação cheio de analogias referentes ao imperio romano que perseguia os cristãos, só isto.

    Para nós muçulmanos , mohammad(maome) é o ultimo “profeta”.Segundo o alcorão(palavra de Deus) mohammad é o selo dos profetas, segundo mohammad ele confirmou isto e disse que depois dele não surgiu nenhuma outra “religião” ou fundador de religião, exceto seitas.Isto se cumpriu, o islam é a ultima das grandes religiões do mundo.

    Porém mohammad confirma que jesus(que tambem é o messias no islam), vai voltar.Junto do retorno de jesus, Deus enviará o imam mahdi. Iman é um termo que qualquer muçulmano pode usar, no meio dos xiitas eles usam o termo imam também para designar os sucessores de mohammad, na teologia xiitas, na teologia sunita é usado o termo kalifah.

    Então para os muçulmanos das escolas sunitas o imam mahdi vai vir, para os xiitas (12 imans) ele ja veio em 260 do calendario islamico e faleceu naquele ano,sendo ele o 12º sucessor de mohammad, e prometeu voltar 1000 anos depois, o que dá 1260 do calendario islamico ou 1844 do cristão.Ocorre que naquele ano surgiu o maior numero de nascimento de seitas que o planeta ja viu, uma destas foi á “fé bahai” que é uma seita do babismo que é seita dos shaikismo que é seita dos 12 imans que é seita dos xiitas que é seita do islam !

    Ali mohammad se proclamou primeiro o “bab” portão em arabe, porém esta proclamação é tradicional no iran e iraque e no meio xiita porque o mahdi que viveu para os xiitas em 260 ficava escondido(oculto) da população e enviava 4 “babs” a comunidade.De la para cá todo mundo tem se proclamado bab, inclusive muita gente acredita no iran que o aytollah komeiny era um bab, ou seja é uma crença popular. Ali mohammad(bab) se proclamou o imam mahdi e depois dele um de seus discipulos chamado hussein ali se proclamou bahaullah em arabe , a gloria de Deus, criando assim uma seita dentro da comunidade do bab, a outra acreditou no irmão do bahaullah que se chamava sub-i-azal, este porém não se proclamou nada apenas queria manter a doutrina do “bab” ali mohammad.Dai nasceu as seitas islamicas: babis, azalis e bahais, para os bahais o bab foi o imam mahdi e bahaullah o retorno do cristo na gloria do pai, hussein ali criou este titulo “bahaullah” justamente para assim tentar cumprir a profecia islamica de mohammad sobre o mahdi e jesus, e uma do evangelho onde jesus afirma que voltara na gloria do pai.

    Por fim afirmo que os bahais não são proibidos no iran, isto é mentira. Os bahais são legalizados como seita islamica xiita(o que eles são) e tem total liberdade de culto, ocorre que infelizmente os outros bahais de fora do iran se aliaram com israel e os EUA e tentam ajudar a derrubar os governos do iran para os EUA capturar o petroleo e eles aumentarem o prestigio, por isto os iranianos sempre estão desconfiados em relação a seita islamica bahai que tem sua sede em israel.

    OBS: Dia da ressureição e dia do juizo não é entendido pelas teologias islamicas sobre o fim do mundo, longe disto.Nos xiitas por exemplo é visto como termos tecnicos, na tendencia xiita que a seita bahai segue por exemplo diz que o dia da ressureição é o dia que em se encontra a Deus cara a cara, é o dia então que Deus envia mensageiros ao mundo , então jesus é a ressurreição e julgamento dos judeus, mohammad dos cristãos e ressussitados são os crentes daquela geração que se convertem a nova mensagem de Deus(realmente existe sim uma base para esta teologia por exemplo). Praticamente nenhum acredita que um livro complexo como alcorão cheio de alegorias seria tão simplista em ter uma data X para acontecimento Y ,isto é lenda.

    Estão ai os fatos, fiquem com Deus

    • Rdosmonteiro

      OLÁ, KARLS, em tudo o que voce escreveu existe um  fato real e verdadeiro: JESUS VOLTARÁ PARA JULGAR ESTE MUNDO SEGUNDO A SUA PALAVRA. Ele é o caminho. a verdade e a vida, ninguem vai a Deus se não for por Ele. Maomé será ressuscitado um dia, e prestará contas de suas obras, assim como voce, eu e todos os que viveram nessa terra. Jesus virá na glória do Pai realmente, mas não terá ninguem com além dEle para cumprir este juizo.

  • Bruno

    Muito bem Karls!

    É preciso esclarecer e educar.

  • Bruno

    Muito bem Karls!

    É preciso esclarecer e educar.

  • Bruno

    Muito bem Karls!

    É preciso esclarecer e educar.

  • Rubensrangeldf

    os fanaticos cristaos sao aqueles que acreditam na palavra de Deus, ao inves de ficarem dando desculpas para continuarem a viver na ilusao e idolatria e nao abandonarem os vicios os roubos a sexolatria, patifaria, rapinagem do recurso dos proximo, ou seja, roubo trafico protituição, balada, terrorismo, balas perdidas, vadiagem e toda sorte de maldade, vivendo sob o julgo do diabo. Quanto ao isla nada mais e do que uma copia mal feita e enfeitado do velho e novo testamento. e nao uma religiao que causa tanto horror e medo no mundo.

You must be logged in to post a comment.