Loading

Eu também concordo com o arcebispo

Como foi indicado pelo Ricardo Alves, Lawrence Saldanha, arcebispo católico de Lahore, lidera a campanha pela abolição do delito de blasfémia no Paquistão. O arcebispo, que preside também à Conferência Episcopal católica do Paquistão, defende a revogação dos preceitos B e C do artigo 295º do Código Penal paquistanês, que criminalizam a crítica do Corão e de Maomé, respectivamente.

Este artigo, introduzido em 1988, tem sido utilizado como desculpa para perseguir cristãos neste país, queimar igrejas e assassinar blasfemos, bastando para isso que se ululem acusações de blasfémia e se produza um Corão «vandalizado».

O caso mais recente de blasfémia é uma paquistanesa cristã, Naseem Bibi, descrita como tendo atraso mental, que foi acusada de vandalizar uma imagem da Kabah, o templo sagrado do Islão na Arábia Saudita. A acusada, confinada á solitária e sem direito a fiança, aguarda julgamento em completo isolamento. O marido e os filhos foram forçados a sair de casa com medo de retaliação por parte de extremistas muçulmanos.

Esperemos que a história de Naseem não termine como a de uma sua homónima igualmente acusada de blasfémia, que morreu na cadeia em 2003, enquanto aguardava julgamento.

A Comissão de Direitos Humanos do Paquistão manifestou então a sua preocupação pelo número elevado de acusados de blasfémia que morriam nas prisões em circunstâncias no mínimo suspeitas, quando não configuravam claramente assassinatos.

Para a minha moral ateísta e humanista criminalizar a blasfémia é uma abominação comparável a outras abominações do passado, sancionadas e defendidas pelas religiões, como seja a escravatura. Aliás o próprio conceito de blasfémia é em si uma abominação anacrónica, que nesta altura e no rescaldo da guerra dos cartoons, ameaça as próprias fundações da nossa civilização ocidental.

Mas a Igreja Católica que tanto se indigna com as leis da blasfémia em locais onde é minoritária, carpindo a alto e bom som os «mártires» da intolerância alheia, nos países onde é maioritária clama que «O respeito pelo sagrado é algo que a cultura não pode pôr em questão, mesmo em nome da liberdade».

Cultura democrática assente na liberdade e respeito pelos direitos humanos, que incluem o direito à blasfémia, e cultura democrática que segundo Ratzinger é um erro que nos conduziu ao «abismo» actual. Aliás, opinião que os católicos presentes no vergonhoso Prós& Contras de segunda-feira repisaram à exaustão (a propósito do programa, recomendo vivamente este post). Segundo o nosso cavaleiro da pérola redonda, numa prestação que ultrapassou todos os limites do decoro, paladino da moral e bons costumes que respeita os terroristas que chacinam infiéis em nome da religião, a suposta decadência europeia deve-se exactamente aos princípios básicos da democracia e à laicidade.

Apenas a laicidade e concomitante liberdade de expressão garantem a liberdade religiosa de todos, no Paquistão ou em qualquer local do mundo. Liberdade de expressão e laicidade em que assestam as baterias dos fundamentalistas de todas as religiões nos países em que são maioritários e que incoerentemente, como tudo nas religiões, defendem nos países onde são minoritários!

2 thoughts on “Eu também concordo com o arcebispo”
  • quarentaom

    APELO em divulgação na internet:

    ÚTEROS ARTIFICIAIS: Uma Investigação Cientifica Prioritária

    [ em ANEXO está explicado a origem do TABÚ-SEXO ]

    As Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas têm de Assumir a sua História!!!!!!

    As Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas têm de Assumir que a SOBREVIVÊNCIA não caiu do céu!!!
    As Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas têm de Assumir que a SOBREVIVÊNCIA só foi possível graças a um Largo Trabalho Sociológico…… nomeadamente, uma Boa Gestão dos Recursos Humanos…… nomeadamente, o facto de elas terem conseguido MOTIVAR os machos sexualmente mais fracos no sentido de eles se interessarem pela SOBREVIVÊNCIA da SUA Identidade!!!
    Dito de outra forma, agora que possuem as ‘costas quentes’ – graças à existência de Armas de Alta Tecnologia – as Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas não podem… pura e simplesmente… deitar os machos sexualmente mais fracos… para o ‘caixote do lixo’ da sociedade!!!!!!……

    Como seria de esperar, o FIM do Tabú-Sexo está a provocar o Declínio Acelerado de muitos Povos Tradicionalmente Monogâmicos…
    Com o FIM do Tabú-Sexo veio a acontecer aquilo que seria exactamente de esperar: a percentagem de MACHOS SEM FILHOS disparou… e… exactamente como seria de esperar… os machos de maior sucesso passaram a ter filhos de sucessivos casamentos…

    Com o fim do Tabú-Sexo também vieram a suceder os seguintes fenómenos:
    -1- a proibição da Poligamia passou a ser uma coisa que JÁ NÃO FAZ SENTIDO; de facto, basta observar o seguinte: muitas fêmeas das Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas passaram a procurar machos de melhor qualidade… oriundos de Sociedades Tradicionalmente Poligâmicas…
    [ Nota: Nas Sociedades Tradicionalmente Poligâmicas apenas os machos mais fortes é que têm filhos… ou seja… estas Sociedades procuram seleccionar e apurar a qualidade dos seus machos… ]
    -2- muitos machos das Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas passaram a ir à procura de fêmeas Economicamente Fragilizadas… oriundas de outras Sociedades…
    [ Nota: Aqueles machos ( dotados de Boa Saúde… ) que não estão interessados em seguir este caminho…, devem possuir o LEGÍTIMO Direito de ter acesso a Úteros Artificiais ]

    Mais, a Prostituição deve ser uma actividade rigorosamente controlada pelo Estado… de forma a que:
    -1- seja concedido às profissionais do sexo todas as condições consideradas necessárias…
    -2- os lucros obtidos com a exploração da ‘Prostituição de Luxo’… possam comparticipar uma ‘Prostituição a Custos Controlados’… mais barata ( para os Machos Sexualmente Mais Fracos – rejeitados pelas Fêmeas ) … e sem ‘beliscar’ a dignidade das profissionais do sexo.

    ***************************************

    ANEXO: A origem do TABÚ-SEXO

    — Nos tempos mais antigos… as mulheres teriam possuído toda a Liberdade e Independência.

    — Depois, mais tarde, pela necessidade de luta pela sobrevivência… ou … pela ambição de ocupar e dominar novos territórios… alguém fez uma descoberta extraordinária: –> A REPRESSÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES!
    — A Repressão dos Direitos das Mulheres tinha como objectivo tratar as mulheres como uns meros ‘úteros ambulantes’… para que… as sociedades ficassem dotadas duma VANTAGEM COMPETITIVA DEMOGRÁFICA!!!!!!
    — De facto, quando as guerras eram lutas ‘corpo-a-corpo’ o factor numérico ( número de combatentes disponíveis ) era de uma importância decisiva… visto que…esse factor era ( frequentemente ) determinante na decisão das Batalhas e das Guerras…

    — Depois, pela necessidade de luta pela sobrevivência… ou … pela ambição de ocupar e dominar novos territórios… alguém fez uma nova descoberta extraordinária: –> O TABÚ-SEXO!
    — O Tabú-Sexo tinha como objectivo proporcionar uma melhor rentabilização dos Recursos Humanos da Sociedade!?!?!?!…
    — De facto, o Ser Humano não é nenhum Extraterrestre: tal como acontece com muitos outros animais mamíferos, duma maneira geral, as fêmeas humanas são ‘particularmente sensíveis’ para com os machos mais fortes…
    — Analisando o Tabú-Sexo:
    – a sociedade dificultava o acesso das mulheres à independência económica;
    – as mulheres que não casassem eram alvo de crítica social…
    [ portanto… como é óbvio… as mulheres eram ‘pressionadas’ no sentido do Casamento ]
    – não devia haver sexo antes do Casamento;
    – as mulheres não deviam procurar obter prazer no sexo;
    – as mulheres que se sentissem sexualmente insatisfeitas, não podiam falar nesse assunto a ninguém, pois o desempenho sexual dos machos não podia ser questionado;
    – era proibido o divórcio;…
    ………..torna-se óbvio que o Verdadeiro Objectivo do Tabú-Sexo eram montar uma autêntica armadilha às fêmeas… de forma a que… estas fossem conduzidas a aceitar os machos sexualmente mais fracos!!!
    — Dito de outra forma, o VERDADEIRO OBJECTIVO do Tabú-Sexo era proceder à integração social dos machos mais fracos!!!

    — Nota: Quando as guerras eram lutas ‘ corpo-a-corpo’, para além do factor numérico ser de de muita importância… frequentemente… o que decidia as guerras era a MOTIVAÇÃO com que os combatentes ( os homens ) lutavam…
    — Concluindo, ao permitir que fosse realizada uma Boa Gestão dos Recursos Humanos da Sociedade… o Tabú-Sexo fez com que… as sociedades ficassem dotadas duma VANTAGEM COMPETITIVA!!!…

    MAIS:
    — Quando as batalhas eram lutas corpo-a-corpo… essas batalhas seriam autênticas carnificinas… portanto… era necessário uma grande disciplina… para não existirem homens cada um a fugir para o seu lado…
    — Ora, os responsáveis militares, da altura, não andavam a dormir… e sabiam que para se construir um exército disciplinado era necessário realizar previamente um Largo Trabalho Sociológico de Longo Prazo… no sentido de formar ‘Homens Rudes’…; portanto, não é de admirar que tenham surgido na sociedade ‘ frases-feitas ‘ do tipo:
    – ” um homem nunca chora “;
    – ” não és homem não és nada se… “;
    – ” a tropa foi feita para os homens “;
    – etc…

    Que eu me lembre… eis três casos curiosos:
    -1- as mulheres tinham de ficar em casa a cuidar dos filhos ( ou seja, era necessário assegurar a Capacidade de Renovação Demográfica…) , caso contrário, o inimigo impunha uma Guerra de Desgaste Demográfico… e ao fim de uma geração ( sem Renovação Demográfica do ?outro lado?… )… ganhava a guerra ‘com uma perna às costas’.
    -2- as viúvas não podiam voltar a casar… pois… não era nada benéfico para a moral dos combatentes… eles pensarem que… se eles viessem a morrer no campo de batalha… depois a mulher ia ‘curtir’ com outro…
    -3- existia uma forte repressão sobre os homossexuais… visto que … a Sociedade necessitava de ‘Homens Rudes’ para combater nas batalhas ( autênticas carnificinas de lutas corpo-a-corpo… ).

    P.S.
    É preciso desmascarar esta SOCIEDADE HIPÓCRITA que pretende que sejam classificados como ‘PRECONCEITOS’… determinados comportamentos… que foram ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIOS para a sua SOBREVIVÊNCIA!!!……

  • quarentaom

    APELO em divulgação na internet:ÚTEROS ARTIFICIAIS: Uma Investigação Cientifica Prioritária[ em ANEXO está explicado a origem do TABÚ-SEXO ] As Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas têm de Assumir a sua História!!!!!! As Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas têm de Assumir que a SOBREVIVÊNCIA não caiu do céu!!! As Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas têm de Assumir que a SOBREVIVÊNCIA só foi possível graças a um Largo Trabalho Sociológico…… nomeadamente, uma Boa Gestão dos Recursos Humanos…… nomeadamente, o facto de elas terem conseguido MOTIVAR os machos sexualmente mais fracos no sentido de eles se interessarem pela SOBREVIVÊNCIA da SUA Identidade!!! Dito de outra forma, agora que possuem as ‘costas quentes’ – graças à existência de Armas de Alta Tecnologia – as Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas não podem… pura e simplesmente… deitar os machos sexualmente mais fracos… para o ‘caixote do lixo’ da sociedade!!!!!!…… Como seria de esperar, o FIM do Tabú-Sexo está a provocar o Declínio Acelerado de muitos Povos Tradicionalmente Monogâmicos… Com o FIM do Tabú-Sexo veio a acontecer aquilo que seria exactamente de esperar: a percentagem de MACHOS SEM FILHOS disparou… e… exactamente como seria de esperar… os machos de maior sucesso passaram a ter filhos de sucessivos casamentos… Com o fim do Tabú-Sexo também vieram a suceder os seguintes fenómenos:-1- a proibição da Poligamia passou a ser uma coisa que JÁ NÃO FAZ SENTIDO; de facto, basta observar o seguinte: muitas fêmeas das Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas passaram a procurar machos de melhor qualidade… oriundos de Sociedades Tradicionalmente Poligâmicas…[ Nota: Nas Sociedades Tradicionalmente Poligâmicas apenas os machos mais fortes é que têm filhos… ou seja… estas Sociedades procuram seleccionar e apurar a qualidade dos seus machos… ]-2- muitos machos das Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas passaram a ir à procura de fêmeas Economicamente Fragilizadas… oriundas de outras Sociedades…[ Nota: Aqueles machos ( dotados de Boa Saúde… ) que não estão interessados em seguir este caminho…, devem possuir o LEGÍTIMO Direito de ter acesso a Úteros Artificiais ] Mais, a Prostituição deve ser uma actividade rigorosamente controlada pelo Estado… de forma a que:-1- seja concedido às profissionais do sexo todas as condições consideradas necessárias…-2- os lucros obtidos com a exploração da ‘Prostituição de Luxo’… possam comparticipar uma ‘Prostituição a Custos Controlados’… mais barata ( para os Machos Sexualmente Mais Fracos – rejeitados pelas Fêmeas ) … e sem ‘beliscar’ a dignidade das profissionais do sexo.***************************************ANEXO: A origem do TABÚ-SEXO — Nos tempos mais antigos… as mulheres teriam possuído toda a Liberdade e Independência.— Depois, mais tarde, pela necessidade de luta pela sobrevivência… ou … pela ambição de ocupar e dominar novos territórios… alguém fez uma descoberta extraordinária: –> A REPRESSÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES!— A Repressão dos Direitos das Mulheres tinha como objectivo tratar as mulheres como uns meros ‘úteros ambulantes’… para que… as sociedades ficassem dotadas duma VANTAGEM COMPETITIVA DEMOGRÁFICA!!!!!!— De facto, quando as guerras eram lutas ‘corpo-a-corpo’ o factor numérico ( número de combatentes disponíveis ) era de uma importância decisiva… visto que…esse factor era ( frequentemente ) determinante na decisão das Batalhas e das Guerras…— Depois, pela necessidade de luta pela sobrevivência… ou … pela ambição de ocupar e dominar novos territórios… alguém fez uma nova descoberta extraordinária: –> O TABÚ-SEXO!— O Tabú-Sexo tinha como objectivo proporcionar uma melhor rentabilização dos Recursos Humanos da Sociedade!?!?!?!…— De facto, o Ser Humano não é nenhum Extraterrestre: tal como acontece com muitos outros animais mamíferos, duma maneira geral, as fêmeas humanas são ‘particularmente sensíveis’ para com os machos mais fortes…— Analisando o Tabú-Sexo:- a sociedade dificultava o acesso das mulheres à independência económica;- as mulheres que não casassem eram alvo de crítica social…[ portanto… como é óbvio… as mulheres eram ‘pressionadas’ no sentido do Casamento ]- não devia haver sexo antes do Casamento;- as mulheres não deviam procurar obter prazer no sexo;- as mulheres que se sentissem sexualmente insatisfeitas, não podiam falar nesse assunto a ninguém, pois o desempenho sexual dos machos não podia ser questionado;- era proibido o divórcio;…………..torna-se óbvio que o Verdadeiro Objectivo do Tabú-Sexo eram montar uma autêntica armadilha às fêmeas… de forma a que… estas fossem conduzidas a aceitar os machos sexualmente mais fracos!!!— Dito de outra forma, o VERDADEIRO OBJECTIVO do Tabú-Sexo era proceder à integração social dos machos mais fracos!!!— Nota: Quando as guerras eram lutas ‘ corpo-a-corpo’, para além do factor numérico ser de de muita importância… frequentemente… o que decidia as guerras era a MOTIVAÇÃO com que os combatentes ( os homens ) lutavam…— Concluindo, ao permitir que fosse realizada uma Boa Gestão dos Recursos Humanos da Sociedade… o Tabú-Sexo fez com que… as sociedades ficassem dotadas duma VANTAGEM COMPETITIVA!!!…MAIS:— Quando as batalhas eram lutas corpo-a-corpo… essas batalhas seriam autênticas carnificinas… portanto… era necessário uma grande disciplina… para não existirem homens cada um a fugir para o seu lado…— Ora, os responsáveis militares, da altura, não andavam a dormir… e sabiam que para se construir um exército disciplinado era necessário realizar previamente um Largo Trabalho Sociológico de Longo Prazo… no sentido de formar ‘Homens Rudes’…; portanto, não é de admirar que tenham surgido na sociedade ‘ frases-feitas ‘ do tipo:- ” um homem nunca chora “;- ” não és homem não és nada se… “;- ” a tropa foi feita para os homens “;- etc…Que eu me lembre… eis três casos curiosos:-1- as mulheres tinham de ficar em casa a cuidar dos filhos ( ou seja, era necessário assegurar a Capacidade de Renovação Demográfica…) , caso contrário, o inimigo impunha uma Guerra de Desgaste Demográfico… e ao fim de uma geração ( sem Renovação Demográfica do ?outro lado?… )… ganhava a guerra ‘com uma perna às costas’.-2- as viúvas não podiam voltar a casar… pois… não era nada benéfico para a moral dos combatentes… eles pensarem que… se eles viessem a morrer no campo de batalha… depois a mulher ia ‘curtir’ com outro…-3- existia uma forte repressão sobre os homossexuais… visto que … a Sociedade necessitava de ‘Homens Rudes’ para combater nas batalhas ( autênticas carnificinas de lutas corpo-a-corpo… ).P.S. É preciso desmascarar esta SOCIEDADE HIPÓCRITA que pretende que sejam classificados como ‘PRECONCEITOS’… determinados comportamentos… que foram ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIOS para a sua SOBREVIVÊNCIA!!!……

You must be logged in to post a comment.